Em Portugal, 1,9 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados. A nova campanha do Unidos Contra o Desperdício vem desafiar os portugueses a
aproveitar os restos, poupando o planeta e a carteira.
O Movimento Unidos Contra o Desperdício juntou-se a algumas marcas para o lançamento de uma campanha que quer convencer os portugueses a usar as sobras que têm no frigorífico para criar refeições simples e económicas. O pão pode ser aproveitando numa, por exemplo e os restos de carne facilmente se transformam em croquetes. Todas estas ideias estão reunidas na nova plataforma, com mais de 150 receitas e dicas fornecidas por 30 marcas de retalho e grande consumo pertencentes ao Movimento para acabar com as sobras do dia-a-dia.
Este “pequeno” hábito contribui para a resolução de um problema de grande escala — o desperdício alimentar, responsável por 10% das emissões de gases com efeito de estufa. É, por isso, importante perceber as mudanças individuais que cada um pode fazer, porque terão um impacto global.
Francisco Mello e Castro, coordenador do Movimento, declara, em comunicado, que os números do desperdício alimentar em Portugal são alarmantes e que este é um problema de todos. “O que pretendemos com esta campanha é, mais do que alertar e sensibilizar os portugueses para o tema, mostrar que as soluções para o seu fim estão mais perto e são muito mais simples do que pode parecer”.
As marcas que se uniram contra o desperdício foram: Aldi, Aqui é Fresco, Auchan, Bom Petisco, Bonduelle, Cigala, Continente, El Corte Inglés, Fula, Gelpeixe, Guloso, Hellmans, Intermarché, Lidl, Luso, Makro, Mercadona, Milaneza, Minerva, Minipreço, Monchique, Nacional, Nestlé, Nobre, Pepsico, Pingo Doce, Probar, Recheio, Too Good To Go, Trivalor, Vaca Que Ri, Vieira e Vimeiro.
Podia ter entrado em Meteorologia e Oceanografia, mas acabou por estudar Comunicação. E ainda bem, porque se não acertam nas previsões, não era ela que iria mudar isso. Começou por procurar ideias e projetos sustentáveis para a universidade e desde aí, nunca mais parou (quem é que para realmente?). Adora ver séries, mas vê poucas porque é uma pessoa difícil. Já para abraçar novos hábitos e desafios mais “verdes”, não precisa de muito para a convencer.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
este artigo promove uma ação para reduzir o desperdício global de alimentos na produção e consumidor. Incentiva também à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui