No El Corte Inglés, a roupa usada ganha uma nova vida
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Chegou a semana que nos põe a pensar em tudo o que temos no armário. Este ano, além de eventos e conversas, traz também o resultado de uma investigação deita junto de quem trabalha no fast fashion em Portugal.
“Trabalho pelo menos duas horas a mais do que diz o contrato. Nunca me pagaram horas extra”.
“Enviávamos imensos camiões para a Turquia, Tunísia e Marrocos com as etiquetas a dizer “Made in Portugal” e a confeção era toda feita lá”.
“Sinto-me a contribuir para esta máquina de lixo”.
“Muito mais de metade da roupa que produzimos é de plástico”.
“Fazia mesmo muitas viagens para a China, Índia e outros países. No Bangladesh fazia viagens de compra, de negociação, mas nunca visitei uma fábrica. Era tudo no hotel”.
Todos estas frases são reais, anónimas e proferidas por quem trabalha na indústria têxtil em Portugal, seja para marcas portuguesas ou para marcas internacionais.
A Fashion Revolution Week assumiu uma missão especial este ano: a de divulgar os resultados de uma investigação durante a qual recolheram testemunhos anónimos de profissionais da indústria têxtil e de vestuário. Esta investigação, promete fazer o levantamento não só do cenário laboral mas também dos processos de produção e estado emocional dos profissionais. O resultado está a ser divulgado aos poucos pela equipa do Fashion Revolution Day na sua página de Instagram e nos eventos que preparou para esta semana.
Além deste trabalho de investigação, a Fashion Revolution Week divide-se também em eventos a acontecer em Lisboa, Porto, Covilhã e também online.
Aqui ficam alguns dos principais eventos da semana:
. Dia 23 na Faculdade de Arquitetura de Lisboa: palestra sobre o que mudou e como evoluiu a indústria no pós Rana Plaza.
. Dia 26 na Escola Superior de Artes e Design: Workshop “Remendar e Cerzir”
. Dia 27 de abril na Universidade da beira Interior: Workshop “BodyxDesign” que aborda todos os tipos de corpo e o seu impacto no design
. Dia 28 na Faculdade de Belas Artes de Lisboa: Craftivism “O que é e como fazer”
. Dia 29 no Largo Residências, em Lisboa: Swap Market e Re.costura
. 29 de abril no Largo Residências, em Lisboa: Palestra “Qual a importância da Moda na luta antirracista?”
. Dia 29 na Escola de Moda do Porto: Palestra “Deadstock x Upcycling”
Clica aqui para saberes tudo o que de importante vai acontecer nesta semana.
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Na Califórnia, os produtores de vestuário e de artigos de tecido terão de assumir a responsabilidade por todo o ciclo de vida dos seus artigos,
Apesar de a reciclagem mecânica ser o método mais utilizado, esta não consegue lidar com têxteis multifibra. A nova abordagem promete reciclar eficazmente estes resíduos,
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.