Na Noruega, os carros elétricos ultrapassam os modelos a gasolina
A venda de carros elétricos tem sido impulsionada por benefícios fiscais e outros incentivos, financiados em grande parte pelo dinheiro que a Noruega ganha com
Segundo um relatório da Agência Europeia do Ambiente, Faro e Funchal estão entre as dez cidades da Europa com melhor qualidade do ar e menor concentração de partículas finas. Uppsala e Umea, na Suécia, lideram a lista.
A Agência Europeia do Ambiente (AEA) divulgou recentemente um relatório em que identifica e classifica as cidades europeias com melhor qualidade do ar. Portugal tem duas cidades no top 10, com Faro em terceiro lugar (3,6 microgramas de partículas finas por metro cúbico) e o Funchal em oitavo (4,4 microgramas).
No topo da lista encontram-se as cidades suecas de Uppsala (3,5 microgramas) e Umeå (com 3,6 microgramas, à semelhança de Faro, mas com cerca do dobro da população). Em Portugal, foram analisadas mais duas cidades com qualidade atmosférica aceitável: Lisboa, que surge na 38.ª posição (7,0 microgramas) e Sintra, em 104.º lugar.
Por outro lado, a cidade com o ar mais poluído é Slavonski Brod, na Croácia, com 26,5 microgramas de partículas finas por metro cúbico.
O relatório analisou os níveis médios de partículas finas em 375 cidades europeias, com base em dados recolhidos entre 2022 e 2023 em mais de 500 estações de monitorização, situadas em locais urbanos dos países membros da AEA. O estudo incidiu sobre as partículas PM2,5, uma vez que se tratam de um dos poluentes mais nocivos para a saúde humana, especialmente em fatores como a morte prematura e o desenvolvimento de doenças. Em 2020, por exemplo, a poluição do ar provocou pelo menos 238 mil mortes prematuras na União Europeia, de acordo com a AEA.
Apenas 13 cidades registaram níveis médios de partículas finas abaixo do recomendado e estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e três em cada quatro cidadãos europeus habitam em zonas urbanas, sendo que a sua maioria se encontra exposta a níveis inseguros de poluição atmosférica.
“As políticas para reduzir a poluição do ar levaram à melhoria da qualidade do ar na Europa nas últimas três décadas. No entanto, em algumas cidades europeias a poluição do ar ainda representa riscos à saúde”, lê-se no relatório.
Em 2021, a OMS atualizou as diretrizes relativamente à qualidade do ar, tendo recomendado um nível máximo de 5 microgramas de partículas finas por metro cúbico para exposições de longa duração.
De acordo com a AEA, estas são as cidades com o ar mais limpo da Europa:
Nas avaliações homólogas feitas pela AEA em 2020 e 2021, Faro e Funchal surgiam em segundo e terceiro lugares, respetivamente, com Umeå a ocupar o 1º lugar.
A venda de carros elétricos tem sido impulsionada por benefícios fiscais e outros incentivos, financiados em grande parte pelo dinheiro que a Noruega ganha com
Um estudo recente avaliou cerca de 10 mil cidades em todo o mundo tendo em conta a sua acessibilidade a serviços essenciais. A Europa destaca-se
Ambientalistas, activistas, jornalistas, cientistas, legisladores, empreendedores e investidores. A ideia é juntar todos os que estejam interessados em criar um mundo melhor. O Ethical Assembly
Este artigo aborda uma ação que promove a garantia da saúde e bem-estar para todos. O ODS “Saúde de Qualidade” visa também promover a informação e educação para a saúde mental e reprodutiva.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.