14 marcas de café unem-se para recolher e reciclar cápsulas em Portugal
O projeto terá início em 15 municípios, onde serão instalados cerca de 200 pontos de recolha, tendo como objetivo expandir o sistema de recolha e
O café chama-se Early BKK e, com recurso à reciclagem de lixo familiar, este estabelecimento pretende servir toda a comunidade, desde grandes famílias aos animais de companhia.
Este café é muito mais do que um café, é um espaço aberto à comunidade. A ideia é de Kaytita Chaisuksiri, que abriu um espaço alternativo na sua vila com a intenção de alertar os vizinhos e os visitantes para a mudança de hábitos de maneira a terem uma vida mais sustentável.
O Early BBK fica em Sammakorn Village, onde vive uma comunidade que se caracteriza essencialmente por famílias grandes e quase sempre com animais de estimação — e, por isso, o espaço é aberto a todos.
Com isto em mente, o estúdio de design Spacecraft decidiu perceber que materiais reciclados poderia usar na construção do e percebeu que as famílias descartavam essencialmente embalagens de leite e garrafas de vidro. Assim, decidiram utilizar estes recipientes como materiais principais ao longo do projeto, utilizando-os para fazer acabamentos de mobiliário e fachadas arquitetónicas.
Transformaram embalagens de leite em tampos e tábuas, com os quais fizeram portas, tetos, cadeiras e mesas, adaptando a cor utilizada para harmonia estética. Já as garrafas de cerveja foram utilizadas na fachada — com cerca de 600 colocadas na estrutura do edifício —, como maçanetas ou partidas em pedaços pequenos e integradas no chão e paredes. Além disso, o edifício possui painéis solares que são a sua principal fonte de energia. Criar menos desperdício e ser consciente em relação à sua pegada ecológica é ponto fundamental no Early BKK, e pretende encorajar toda a comunidade a cooperar no esforço.
O edifício é pequeno e tem dois andares. A entrada do café oferece um ambiente confortável e acolhedor, com um pequeno pátio, uma árvore e espaço para deixar os animais. No primeiro andar está o bar principal com máquinas e equipamento de café, produtos para animais, alguns lugares para sentar e, ainda, uma zona com roupa em segunda mão. O segundo andar, com grandes janelas e espaço para sentar, foi concebido para vários propósitos, nomeadamente para a realização de workshops.
O funcionamento do Early BKK orienta-se por conceitos verdes e sustentáveis. Está, por isso, livre de palhinhas, copos de plástico e possui descontos para os clientes que tragam as suas próprias embalagens. Para além de servir a comunidade, o café pretende sensibilizar os seus clientes para a reciclagem e mostrar que é possível mudar as cidades onde vivemos. “Acreditar em pequenos gestos pode tornar o mundo um lugar melhor”, e este café pretende ser uma pequena parte na criação de mudanças na sociedade.
O projeto terá início em 15 municípios, onde serão instalados cerca de 200 pontos de recolha, tendo como objetivo expandir o sistema de recolha e
Abriu nos Anjos, em Lisboa, um café vegan, de café de especialidade e que todos os dias luta contra o desperdício alimentar. Bem-vindos ao Gal.
O projeto de reciclagem disponibiliza três ecopontos dedicados ao depósito das cápsulas usadas e quer reciclar 20 toneladas no primeiro ano. O projeto de recolha
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.