A Comissão Europeia escolheu 100 cidades para participar na Missão Cidades, entre elas três cidades portuguesas: Guimarães, Porto e Lisboa.
Lisboa tem um desafio: tornar-se uma cidade neutra em carbono até 2030.
Esta Missão Cidades, nome dado ao projeto da União Europeia, tem como objetivo promover cidades europeias inteligentes e com impacto neutro no clima até 2030.
As cidades escolhidas serão apoiadas a nível institucional e financeiro pela União Europeia, através do programa Horizonte Europa, e servirão de pioneiras para inspirar as outras cidades europeias a trabalhar no sentido da neutralidade climática até 2050.
Este trabalho justifica-se pelo facto de que três quartos da população europeia vive em áreas urbanas. Estas áreas são onde se consome mais de 65% da energia global e onde se produzem mais de 70% das emissões de CO2. Por estas razões é fundamental que haja esta transição para um futuro urbano mais limpo.
Segundo o site Lisboa para Pessoas, as ações de investigação e inovação concentrar-se-ão nos sectores da mobilidade limpa, da eficiência energética e do planeamento urbano ecológico, e possibilitarão o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e o reforço de esforços colaborativos em sinergia com outros programas da UE”.
As cidades escolhidas irão elaborar ‘contratos das cidades para o clima’ com planos que englobem transversalmente todos os sectores. Estes planos podem — e devem — englobar setores como a energia, os edifícios, a gestão dos resíduos e os transportes. Estas ações terão a participação de toda a sociedade: cidadãos, organizações de investigação e sector privado.
As cidades que demonstraram interesse em participar mas não foram selecionadas, serão também apoiadas através da Plataforma da Missão.