No El Corte Inglés, a roupa usada ganha uma nova vida
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
As empresas podem contribuir com os seus indicadores e, ao mesmo tempo, descobrir como se posicionam no setor.
O projeto be@t – Bioeconomy at Textiles está a desenvolver o seu primeiro Relatório Sustentável do Setor Têxtil e do Vestuário com o objetivo de conhecer e avaliar o estado atual do setor, a sua evolução e o impacto do projeto em Portugal.
Todas as empresas portuguesas do setor são convidadas a fazer parte da mudança e a participar gratuitamente no Relatório de Sustentabilidade, de forma a angariar o maior número possível de informação e obter o real posicionamento do setor.
A participação das empresas ajudará a desenvolver uma ferramenta que lhes permitirá perceber o seu posicionamento em relação à média do setor, mas também contribuir com os seus próprios indicadores.
Segundo o projeto, os relatórios de sustentabilidade têm um papel fundamental para as organizações na comunicação do seu desempenho e impacto ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) junto dos seus stakeholders.
O be@t é um projeto de bioeconomia liderado pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) e integrado no projeto PRR – C12 de Bioeconomia na Indústria Têxtil, que procura soluções para a reconversão do setor têxtil e do vestuário, em áreas como o ecodesign, a ecoengenharia, a rastreabilidade, a transparência, o impacto e as novas métricas de sustentabilidade.
Através de um consórcio de 54 parceiros (incluindo empresas, universidades e centros tecnológicos), a iniciativa promove o desenvolvimento de novos produtos, materiais têxteis, tecnologias, equipamentos de fabrico e processamento, a capacitação dos consumidores, agentes da cadeia têxtil, marcas e outros stakeholders envolvidos e uma comunicação mais ampla à sociedade.
Os relatórios de sustentabilidade e as campanhas de promoção do índice de sustentabilidade do setor têxtil são algumas das ações delineadas para o projeto.
As empresas interessadas devem preencher o formulário até dia 23 de junho. O Relatório de Sustentabilidade do Setor Têxtil e do Vestuário será disponibilizado no website em português e inglês em outubro de 2023.
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Na Califórnia, os produtores de vestuário e de artigos de tecido terão de assumir a responsabilidade por todo o ciclo de vida dos seus artigos,
Apesar de a reciclagem mecânica ser o método mais utilizado, esta não consegue lidar com têxteis multifibra. A nova abordagem promete reciclar eficazmente estes resíduos,
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.