O frio chegou, não há como voltar atrás. Podemos sim é arranjar formas de nos aquecer sem gastar energia. Damos-te aqui algumas dicas preciosas. Ora vê.
O inverno pede calor, aconchego e conforto, mas todos sabemos que, infelizmente, a qualidade da maioria da construção habitacional não permite ter estas condições dentro dos nossos lares sem recorrer a fontes extra de aquecimento.
Por isso, trazemos algumas dicas para melhorar o conforto da nossa casa sem gastar demasiado dinheiro na fatura da eletricidade ou do gás e, ao mesmo tempo, poupando também recursos ao planeta.
1. Ter janelas e portas com boa eficiência energética.
Esta primeira dica implica um investimento que nem toda a gente pode fazer de forma imediata. Mas há que pensar a longo prazo: quem não consegue mudar as janelas todas de uma vez tente mudar uma ou duas janelas por ano. Vai fazer toda a diferença no conforto de estar em casa e, como é algo que vai durar no tempo, a poupança de energia é real.
2. Roupa quente
Eu sei, parece demasiado óbvio, mas talvez não. Há pessoas que gostam de andar com roupas mais leves em casa, mas o preço a pagar é demasiado elevado, uma vez que, para isso, têm que manter os aquecimentos em temperaturas. Por vezes basta trocar a t-shirt por uma camisola de manga comprida ou um casaco, umas meias mais quentes, para conseguir baixar o aparelho de aquecimento.
3. Apostar em cortinas e tapetes
Além da roupa que usamos no corpo, podemos recorrer também a roupas para a casa que conferem muito mais conforto nesta estação fria: cortinados mais pesados, no caso de as janelas não serem bem calafetadas, por exemplo, tapetes fofos (a sério, faz toda a diferença!) e mantas quentes para quando estamos parados, no sofá ou na secretária, são ótimas opções.
4. Bebidas quentes
Seja chocolate quente, café, chá, ou outra, as bebidas são sempre bem-vindas. Claro que as que contêm álcool, açúcar e cafeína, devem ser consumidas com moderação, mas se optarem por beber infusões de plantas nos intervalos, não só aquecem como também fornecem a hidratação tão necessária nesta altura do ano, em que a vontade de consumir água, na maior parte das pessoas, parece que hiberna.
5. Actividade física
Esta é outra dica que traz múltiplos benefícios. Não só nos aquece como mantém o corpo activo, o que é ótimo para as articulações, para a manutenção do peso e gordura corporais, para o bom funcionamento dos nossos órgãos, e, resumindo, para o bem estar geral.
Pode ser uma caminhada (num ritmo médio/rápido constante), pode ser uma corrida, uma ida ao ginásio, saltar à corda, dançar, ou o que nos apetecer, desde que seja agradável para haver continuidade e consistência. Pode mesmo ser durante o horário de trabalho, durante uma pausa, fazer algumas movimentações com os nossos membros, de forma a por o sangue a circular. O exercício melhora muito a
circulação e isso faz com que o nosso sangue se mantenha mais fluído, permitindo aquecer melhor as extremidades.
6. Sacos de sementes ou cereais para aquecer no micro-ondas ou no forno
Há quem utilize botijas de água quente, mas se as borrachas não estiverem em perfeitas condições pode haver o risco de queimaduras. Os sacos de sementes ou caroços de cereja são ótimos porque dão para aquecer no micro-ondas em poucos minutos, ou no forno (caso este tenha sido usado e ainda esteja quente).
As sementes são aquecidas até à temperatura desejada e mantêm o calor durante várias horas, podendo assim serem usadas na cama, à secretária, em cima das pernas, no sofá, etc. Também têm a vantagem de serem reutilizáveis inúmeras vezes, se forem bem tratados.
Independentemente de qual a forma que escolhas para te aquecer não deves esquecer a qualidade do ar no teu espaço, seja local de trabalho ou casa.
Lembra-te que deves arejar todos os dias os espaços, no mínimo 5 minutos por dia. Desta forma renovas o ar, além de poder evitar a acumulação de fungos e humidades.