Eis o desafio deste Natal: acabar com o habitual “saco do lixo de embrulhos”, que acumula fita cola e agrafos. Vamos a isso?
É praticamente impossível fugirmos ao consumo próprio da época de Natal, mas já que é para oferecer, que seja com propósito e consciência. Nesse sentido, o ideal será dar algo que não tenha camadas de lixo até chegar ao que importa: o presente.
A melhor forma é comprar a granel, tal como em algumas sugestões que te vamos apresentar, embora também nestes casos é normal que queiras embelezar a oferta.
Soluções: podes revestir o presente com pedaços de tecido ou mesmo trapos velhos de que não precises e acabar com um apontamento de uma folha de árvore apanhada à porta de casa; colocar o presente num frasco de vidro de leguminosas (caso ainda não demolhes) e enrolar um cordel no topo; ou usar um dos sacos de presente que guardaste no Natal passado.
Como vês, são várias as opções para que, no fim de abertos os presentes, deixe de existir o típico “saco do lixo de embrulhos” para o qual vai a fita cola, os agrafos, o papel de embrulho e o plástico com bolhas de ar — coisas que, com sorte, são devidamente separadas na reciclagem.
Para a família ou amigos, eis os presentes quase zero desperdício e cujas embalagens podem ser reutilizadas.