Zurique é o “melhor” exemplo de cidade de 15 minutos
Um estudo recente avaliou cerca de 10 mil cidades em todo o mundo tendo em conta a sua acessibilidade a serviços essenciais. A Europa destaca-se
A iniciativa visa inverter a tendência de diminuição do número de polinizadores que tem sido observada nas últimas décadas na Europa através da distribuição de sementes na comunidade.
A cidade finlandesa de Lahti lançou a campanha “Sem Polinizadores Não Podemos Sobreviver”. De maneira a tornar tornar a cidade num lugar melhor para os polinizadores, distribuíram 10 mil pacotes de sementes aos cidadãos, para que possam ajudar nesse trabalho.
O município de Lahti pretende incentivar a população a cultivar plantas de prado nos seus quintais, que funcionariam como um importante habitat e fonte de nutrição para os polinizadores.
“Os pacotes incluem sementes de flores dos prados finlandeses, como o trevo branco, o mil-folhas e a centáurea. As flores foram escolhidas em parte porque florescem em alturas diferentes, proporcionando aos polinizadores uma fonte constante de nutrição durante os meses de verão”, explica em comunicado Hanna Mattila, gestora do projeto “Nature-positive Life” da cidade de Lahti. “Com 10 mil pacotes de sementes, poderíamos obter até 50 mil metros quadrados, ou sete campos de futebol completos, de prados. Esta quantidade daria um enorme impulso aos polinizadores”.
Os polinizadores são vitais para o nosso ecossistema, desempenhando um papel importante na produção de alimentos e na reprodução geral das plantas. No entanto, o seu número diminuiu drasticamente nas últimas décadas na Europa.
“Este tipo de pacote de sementes de flores do prado é um ótimo ponto de partida. A natureza é uma responsabilidade partilhada por todos nós e vale a pena dar-lhe uma pequena ajuda”, afirma Siiri Fagerlund, cujo quintal – com cerca de 50 plantas diferentes – já se encontra repleto de polinizadores. “Sempre sonhámos com um jardim exuberante e idílico, como nos livros infantis. Quando se tem a natureza no nosso próprio quintal, torna-se uma espécie de oásis”, explica Fagerlund.
Segundo a nota de imprensa, além da distribuição das sementes, que começou a 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente) na praça do mercado, a cidade de Lahti irá ainda construir “apartamentos” para polinizadores, instalar iluminação exterior amiga dos polinizadores e organizar uma “Noite dos Polinizadores” para incentivar os habitantes a desligar a iluminação exterior desnecessária.
“Queremos mostrar a quantidade de coisas diferentes que as cidades podem fazer para ajudar os polinizadores”, afirma Mattila, que espera que Lahti possa servir de inspiração para outras cidades.
Um estudo recente avaliou cerca de 10 mil cidades em todo o mundo tendo em conta a sua acessibilidade a serviços essenciais. A Europa destaca-se
Os restaurantes, o comércio e os serviços vão passar a pagar pelo lixo que produzem e não o valor indexado à fatura da água. A
Guimarães é a única cidade portuguesa nesta lista criada para encorajar e apoiar o trabalho feito no sentido de luta contra as alterações climáticas. Guimarães
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.