SOS: Salvem a Nossa Escola. O filme para todos os que acreditam no futuro
Nos arredores de Paris, uma escola primária é ameaçada pela iminente conclusão de um novo estabelecimento de ensino. A vontade de salvar a escola é
O cinema é uma arma e estes filmes são a prova disso. O Indie Lisboa arranca com mais de 300 filmes, e nós fizemos a seleção daqueles que tocam em questões ambientais e sociais que te vão interessar.
Este ano o IndieLisboa volta a ocupar o cinema São Jorge, a Culturgest, a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal, juntando-lhe ainda o Cinema Fernando Lopes. São cinco salas por onde vai passar o mundo em forma de curtas, longas, documentários, em português ou sem fronteiras.
A Peggada correu a lista de mais de 300 filmes e traz-te cinco sugestões que tocam em temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desde questões ambientais até laborais. Toma nota:
Pepe, como foi apelidado pelos média colombianos, foi o primeiro e último hipopótamo a ser morto nas Américas. É assim que começa uma história dentro de uma história dentro de uma história. O poder da tradição oral é sublinhado neste filme em que o nosso narrador-animal nos leva, qual fantasma, a pensar no passado e nos seres que morreram sem conhecer as suas reais circunstâncias.
Sessões:
. 24 de maio, 21h30 (123′), Culturgest
. 27 de maio, 21h45 (123′), Cinema Ideal
Este filme é um retrato de um ecossistema, que nos dá a única pista necessária no nome: monismo é a doutrina segundo a qual todas as coisas que existem são parte de um todo. Esse ponto unificador pode ser Deus, mas aqui é um vulcão. Estamos na montanha de fogo Monte Merapi. Perto de erupções recentes, é ensaiada uma história que une diferentes registos cinematográficos e uma comunidade que sente o vulcão como elo de ligação. Um filme que pode ser emocionalmente desafiante.
Sessões:
. 25 de maio, 15h45 (115′), Culturgest
. 30 de maio, 16h30 (115′), Cinema São Jorge
1907. Afonso recomeça a vida numa ilha tropical africana como médico de uma plantação, onde terá de curar um grupo de serviçais “infectados” pelo Banzo, a nostalgia dos escravos. Morrem às dezenas, de inanição ou suicidando-se. Por receio de contágio, o grupo é enviado para um morro chuvoso, cercado por floresta. Ali, Afonso tenta curar os serviçais, mas a incapacidade de entender o que lhes vai na alma revela-se mais forte que todas soluções.
Sessões:
. 28 de maio, 21h30 (127′), Culturgest
. 30 de maio, 15h45 (127′), Culturgest
Numa periferia rural em transformação, as máquinas agrícolas devastam os campos e os lugares são assombrados por uma eterna penumbra. Das chamas, renascem os sinos que invocam a presença da comunidade.
Sessões:
. 30 de maio 19h (73′), Cinema São Jorge
. 1 de junho, 15h (73′), Culturgest
Entre o nevoeiro, num pleno labirinto do tempo, onde máquinas sondam as profundezas geológicas da montanha, um pastor vai em busca de uma vaca tresmalhada e a infância encontra o seu regresso. A Serra transforma-se, o ciclo continua.
Sessões:
. 29 de maio, 19h (82′), Culturgest
. 31 de maio, 21h45 (82′), Culturgest
Nos arredores de Paris, uma escola primária é ameaçada pela iminente conclusão de um novo estabelecimento de ensino. A vontade de salvar a escola é
Já começou a 21.ª edição do festival de cinema DocLisboa e o programa deste ano tem vários filmes que abordam temáticas em prol da preservação
O documentário de Nikolaus Geyrhalter é uma viagem pelos resíduos e pela nossa capacidade de os escondermos. Em parceira com a Zero em Comportamento, temos
Este artigo aborda uma ação que reforça os meios de implementação e revitaliza a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável. Este ODS apoia a criação de fortes parcerias para atingir as metas ambiciosas da Agenda 2030.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.