The Trash Traveler. Andreas pedalou 55 dias por Portugal e recolheu 4599 garrafas de água do chão
Terminou a aventura, mas não este projeto. Agora, a viagem vai dar origem a um documentário e todo o lixo recolhido vai dar origem a
O projeto Pépedal conta agora com uma rede de parceiros locais que recompensam as crianças com produtos ou serviços em troca de pontos acumulados nas viagens a pé ou de bicicleta para a escola.
O programa PéPedal da associação Ciclaveiro é uma iniciativa que promove e incentiva as crianças de Aveiro a ir a pé ou de bicicleta para a escola nos seus Comboios PéPedal, uma vez por semana. Agora, o programa criou a Rede de Amigos PéPedal, que reconhece e recompensa o esforço destas crianças através da troca de pontos por produtos ou serviços.
Cada criança passa a ter um passe onde vai validando as suas viagens, as quais são convertidas em pontos e trocados por prémios (como material escolar, fruta fresca, pão, aulas experimentais de música e desporto, serviço de manutenção da bicicleta, entre outros) junto da Rede de Amigos.
Segundo o site do programa, a Rede é composta por vários projetos comerciais, sociais e culturais da cidade de Aveiro que se identificam e reconhecem as vantagens da mobilidade ativa para a saúde, autonomia e bem-estar das crianças, mas também para a dinâmica local e social, criando proximidade e hábitos de consumo mais conscientes, fundamentais à valorização e ativação do comércio local e do pulsar dos agentes locais desportivos, sociais e culturais.
Os parceiros locais fazem parte do mapa de divulgação dos “Amigos PéPedal” e estão identificados com um autocolante nas respetivas montras. A rede conta atualmente com 16 estabelecimentos.
O PéPedal surgiu em novembro de 2023 como resultado de várias experiências levadas a cabo pela Ciclaveiro ao longo de vários anos (entre as quais o CicloExpresso). Os Comboios PéPedal têm 12 linhas ativas (nove a pé e três de bicicleta) para as quatro escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro.
Até à data, várias crianças com idades entre os três e os dez anos realizaram 1015 viagens para a escola, acompanhadas por pais voluntários que, no papel de maquinistas dos comboios, guiam os participantes e validam as suas viagens nos passes individuais.
Qualquer estabelecimento comercial, cultural ou desportivo de Aveiro pode inscrever-se na Rede de Amigos através deste formulário e contribuir para uma cidade mais segura, confortável e amigável para as crianças.
Terminou a aventura, mas não este projeto. Agora, a viagem vai dar origem a um documentário e todo o lixo recolhido vai dar origem a
Andreas, mais conhecido como The Trash Traveler, começa este sábado, 23 de abril, uma pedalada de 3000 km por Portugal para chamar a atenção sobre
Com apenas três aulas, os medos de andar de bicicleta desaparecem, e ficas apto a ter uma mobilidade mais amiga do ambiente. Sabe como. Vamos
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.