Portugal vai começar a construir o seu maior parque eólico em 2025
O novo parque eólico terá uma capacidade de 274 megawatt (MW), o que equivale às necessidades energéticas anuais de 128 mil habitações. O maior parque
Os Espaços Cidadão Energia serão criados a nível local e deverão promover a consciencialização sobre a importância da eficiência energética e oferecer orientação face aos apoios disponíveis para cidadãos e empresas.
Até final do próximo ano, Portugal vai ter 50 pontos “Espaço Cidadão Energia” espalhados pelo país com o intuito de informar e esclarecer as pessoas na área da energia e da sustentabilidade energética.
Nos primeiros trimestres deste ano deverá ser estudado o modelo, com cinco projetos-piloto a começar no último trimestre e a implementar em 2025.
Esta previsão foi avançada pelo presidente da Agência para a Energia (ADENE), Nelson Lage, e destacada pela secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, numa sessão sobre a Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética (ELPPE) 2023-2050, publicada a 8 de janeiro, em Diário da República.
Nos Espaços Cidadão Energia será possível recolher informações sobre diversas áreas da energia e promover a consciencialização sobre a importância da eficiência energética. Estes locais deverão ainda oferecer apoio técnico, avaliação das casas relativamente ao desempenho energético e orientação face a soluções disponíveis de apoios para os cidadãos e empresas interessados em reduzir o seu impacto ambiental, melhorar o conforto térmico, aceder a incentivos e financiamento, e ao mesmo tempo, pagar menos na fatura energética.
O objetivo da ELPPE é reduzir para 1% a fatia da população que vive com frio em casa em 2050.
Para atingir este objetivo, Ana Fontoura declarou que o país tem vindo a acumular conhecimento no combate à pobreza energética, nomeadamente com a autonomia na atribuição do apoio da tarifa social de energia e a reformulação dos vales eficiência (cuja primeira fase não correu como desejado).
Tudo isto foi e continuará a ser alcançado em diálogo com as autoridades locais e associações, para que consigam chegar às famílias vulneráveis e apoiá-las.
“Com estes espaços acreditamos que estamos a contribuir para a diminuição da iliteracia energética”, defendeu Nelson Lage, destacando que estes espaços são “importantes veículos de proximidade”.
A criação dos Espaços Cidadão Energia ficará a cargo do Observatório Nacional da Pobreza Energética.
O novo parque eólico terá uma capacidade de 274 megawatt (MW), o que equivale às necessidades energéticas anuais de 128 mil habitações. O maior parque
O site ENERGÉTICO disponibiliza informação, simuladores sobre consumo e custos, dicas de poupança de energia e uma ferramenta para orientar técnicos de atendimento social no
A Google acaba de anunciar três novos produtos disponíveis em Portugal, que aplicam inteligência artifical e aprendizagem de máquina a dados ambientais para ajudar as empresas
Este artigo aborda uma ação que promove a garantia de acesso universal a energia renovável e acessível para todos. O ODS 7 visa também duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.