O Facebook vai partilhar os seus segredos sustentáveis com outras empresas e tu também estarás envolvidos nas novas metas do Pacto Europeu para o Clima.
A empresa e rede social Facebook conseguiu reduzir até 2020 os gases com efeito de estufa em 94% (face a 2017) e tornar a energia das operações 100% renovável. Estas são algumas das metas alcançadas (e ultrapassadas, como no caso da redução de gases com efeito de estufa cujo objetivo apontava para uma redução de apenas 75%), de acordo com o Relatório de Sustentabilidade de 2020, divulgado em junho. No mesmo mês, sem demoras, porque o planeta também não pode esperar, o Facebook aderiu ao Pacto Europeu para o Clima da Comissão Europeia e compromete-se a melhorar ainda mais as práticas da empresa.
O Pacto foi criado pela Comissão Europeia para incentivar os europeus a adotar estratégias para travar a progressão das alterações climáticas e o Facebook não hesitou em juntar-se à iniciativa. A empresa compromete-se com quatro estratégias e uma delas terá de ser conquistada nos próximos nove anos: atingir as zero emissões líquidas de carbono em toda a cadeia de valor da empresa até 2030.
Uma vez que o Facebook já opera nas empresas com energia 100% renovável (mesmo quando os trabalhadores estão em teletrabalho) e alcançou os objetivos traçados para 2020 de atingir as zero emissões líquidas de carbono, pretende agora partilhar as próprias estratégias que fizeram deste um negócio mais sustentável, segundo o Relatório de Sustentabilidade de 2020, com outras empresas. Para isso, irá trabalhar com a plataforma europeia líder para o fornecimento de energia renovável a empresas — a RE-Source.
A partilha não fica por aqui, uma vez que a empresa quer ainda investir na educação, sustentabilidade e inovação através do programa Data Center Strategy and Development.
Enquanto rede social que chega a todo o mundo, o Facebook pretende usar os dados do Centro de informação de ciências climáticas para levar informação fidedigna sobre as alterações climática a mais pessoas e, a par desta medida, lançar inquéritos sobre a perceção das alterações climáticas.