5 espaços sustentáveis para conheceres nas Caldas da Rainha
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
Março foi o mês escolhido para uma campanha de sensibilização para as vantagens de comprar a granel. Fica a saber tudo o que vai acontecer nestes 31 dias tão especiais.
Foi escolhido o mês de Março mas, na verdade, podia ser Dezembro ou Agosto. Pouco importa a data, quando a causa é para ser assumida o ano todo.
Março é oficialmente o mês do Granel por iniciativa da Zero Waste Lab e da Maria Granel, com o objetivo de sensibilizar os portugueses para a importância do granel e apoiar todos os intervenientes do setor (dos retalhistas aos fornecedores e aos consumidores).
“É urgente mobilizarmos os portugueses para o consumo a granel, pelo que esse é o objetivo deste movimento: sensibilizar com a força individual e da comunidade. Durante um mês vamos celebrar o Granel, unindo consumidores, distribuidores, ativistas e associações ambientalistas numa uma agenda nacional comum de iniciativas em lojas de bairro de venda a granel, artigos nos media, conversas e debates online, conteúdos digitais a ser disseminado por vários meios”, partilha Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab e coordenadora do Liga-Ação.
A iniciativa conta com o apoio institucional da Comissão Europeia, Associação Zero e Deco e está a reunir uma forte rede de embaixadores que inclui ativistas e outras personalidades que vão contribuir para que a mensagem chegue a uma audiência ainda maior, através de conteúdos digitais partilhados nas suas redes sociais. Ana Varela (atriz), Isabel Silva (criadora de conteúdos digitais), Joana Guerra Tadeu (ativista), Joana Limão, Catarina Canelas (jornalista), Joana Seixas (atriz), entre outros, são alguns dos mais de 20 nomes que já se juntaram à campanha.
A agenda nacional (com eventos de diferente natureza de norte a sul e ilhas) já está disponível para consulta na Peggada (um projeto online que conecta os negócios mais sustentáveis do país com os consumidores que querem ter um dia a dia mais verde) e também nas redes sociais da Liga-Ação.
A campanha contará com um evento de encerramento a 30 de março, dia em que a ONU assinala pela primeira vez o Dia Internacional Lixo Zero, com um debate com representantes políticos e da sociedade civil e o lançamento de uma petição para a revisão e flexibilização da regulação do granel. Além disso, e com o apoio da plataforma www.agranel.pt e a Peggada, será atualizada a rede de projetos a granel em todo o país.
Restaurantes, lojas a granel, cabazes e lojas de roupa em segunda mão. Há um pouco de tudo nas Caldas da Rainha, um exemplo no que
O manifesto pede a venda a granel em lojas com mais de 1.000 m2 e o alargamento deste método de comercialização a mais produto já
O Porto não para de ver nascer novos negócios e muitos deles direcionados para um consumo mais consciente. Fizemos zoom no nosso mapa de projetos
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.