Cidade do Zero regressa em setembro
Depois do sucesso da sua última edição, com mais de 20 mil visitantes em dois dias, a Cidade do Zero está de volta. A realizar-se no fim-de-semana de 14 e 15 de setembro no Instituto Superior de
Nem só de danças virais é feito o Tiktok e há quem esteja a usar a sua plataforma como arma para a acção climática. Sabe aqui quais as contas que deves seguir.
O Tiktok foi uma das janelas digitais que invadiu a casa de muitos, principalmente em tempo de quarentena. Esta é uma rede social onde, à semelhança de todas as outras, se encontra de tudo: hinos ao materialismo (os chamados “hauls”), danças virais ou infinitos vídeos das mais variadas receitas, também elas sujeitas a viralização (é o caso da massa da Gigi Hadid ou da salada da Jennifer Anniston).
Mas há mais nesta rede social, inclusive informação importante sobre sustentabilidade. A Peggada explorou o mundo do GreenTok, o lado mais verde e sustentável do Tiktok, e deixa-te algumas pessoas/criadores de conteúdo/activistas que deves seguir. Estas quatro contas são prova de que ser mais amigo do planeta pode estar à distância de um click.
1. @ReLauren: but make it sustainable
Lauren, eco-comunicadora de Los Angeles enche a sua plataforma de miniséries como “food for tought” com conteúdo gastronómico e “but make it sustainable” com conteúdo sobre como ter hábitos mais sustentáveis.
Quem a acompanha sabe que usa o prefixo “Re” num verde jogo de palavras que remete para os conceitos como reciclar, reparar e reutilizar, e que uma das suas missões foi desafiar o pai – doente cardíaco – a completar um mês de alimentação vegana.
Este é um espaço digital que pode ser um ponto de partida por nos fazer questionar o nosso dia a dia: qual a forma mais simples de comer, qual o nosso consumo diário de água, de onde vem a comida que consumimos. ReLauren desafia constantemente os seus seguidores a entrar num exercício de questionamento das várias dimensões da sustentabilidade do planeta sempre que repete o seu slogan “food for tought”.
2. @MayaLeinenbach: a introdução à cozinha vegan
Sendo a alimentação, uma das melhores adaptações que podemos fazer a nível individual para diminuir a nossa pegada é sensato acompanhar todos aqueles que nos mostrem os melhores truques para fazer com que o nosso prato vegan seja invejado no almoço de família. E Maya faz isso, fazendo com que tudo pareça simples (e delicioso!). Nesta conta podemos acompanhar colecções dedicadas a refeições económicas e a confort food, mas não só, já que parte do seu conteúdo é dedicado às suas expedições por universos gastronómicos fora da sua cultura.
3. @spicymoustache: agricultura urbana no centro de Londres
Esta conta pode ser interpretada como um manual de jardinagem urbana para todos aqueles que querem ver as suas refeições crescer nas varandas. Além de ser
um local de partilha de vários truques relacionados com a criação de uma horta em contexto urbano, este é também um espaço digital dedicado à educação para o desperdício zero onde aprendemos a usar os legumes e vegetais (que plantámos ou não) na sua totalidade. Em suma, este londrino dedicado à terra e ao combate ao desperdício faz da sua conta um hino ao potencial do nosso espaço e de cada alimento.
4. @catarinafpb: ideias para um mundo mais sustentável em português
Esta conta é um autêntico guia para um dia a dia mais amigo do ambiente. Um scroll pela conta da Catarina pode levar-nos por vários caminhos. Sabes como comer chocolate de forma mais responsável? Como cozinhar utilizando cascas de banana? Como embrulhar presentes sem utilizar o clássico papel de embrulho? Se a resposta é não, já sabes onde te podes dirigir.
Depois do sucesso da sua última edição, com mais de 20 mil visitantes em dois dias, a Cidade do Zero está de volta. A realizar-se no fim-de-semana de 14 e 15 de setembro no Instituto Superior de
É já este fim de semana que nasce a cidade que todos queríamos que fosse para sempre. São dois dias cheios de atividades e nós
Workshops, palestras, debates, oficinas, showcookings e um mercado, que vão ocupar um espaço com o total de 3500 metros quadrados. Assim vai ser a nova
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.