
Câmara do Porto lança app para facilitar a compra de produtos biológicos
A Câmara do Porto, em parceria com a startup especializada na venda de frescos Hortee, lançou uma aplicação pensada para tornar a compra de produtos
Excluir destinatários dos emails, escolher navegadores mais ecológicos ou reciclar equipamentos eletrónicos são práticas com impacto para o planeta.
Sabias que actualmente a poluição digital já é superior à do setor da aviação? Em 2025, estima-se que ultrapasse o setor automóvel e, em 2030, que seja o maior emissor de carbono. Por ano, as emissões de CO2 geradas pelo uso do Facebook equivalem a 645 mil voos entre Paris e Nova Iorque. Uma hora no Tik Tok equivale à quantidade de CO2 de uma viagem de 60 quilómetros, num carro a gasolina. Um simples email enviado, equivale ao CO2 emitido por uma lâmpada a arder durante 25 minutos.
Todas as nossas ações digitais consomem eletricidade, sobretudo proveniente de combustíveis fósseis, e água, utilizada no fabrico dos equipamentos e no arrefecimento das centrais de dados. O problema continuará a crescer com o aumento dos empregos remotos, o volume de equipamentos eletrónicos individuais, a diluição das barreiras geográficas, e a oferta de apps e redes sociais com streaming.
A Peggada reuniu 6 dicas para que possas reduzir o lixo eletrónico e tomar decisões mais ecológicas:
1. Recicla tecnologia e opta por aparelhos em segunda mão
O processo de fabrico de equipamentos eletrónicos é um dos principais poluidores e emissores de CO2. Sempre que possível opta pela reparação ou doação a escolas, hospitais ou famílias necessitadas. Se não for recuperável, deposita-os em locais próprios (os próprios fabricantes, eletrões ou lojas de tecnologia) para que sejam desmantelados em segurança e reutilizados. Se precisas mesmo de comprar um novo dispositivo, investe nos recondicionados ou em segunda mão. Opta por materiais recicláveis, energeticamente eficientes ou dispositivos de confeção ecológica e consciente.
2. Limpa os teus dispositivos
Os dados armazenados nos servidores, computadores, smartphones e tablets consomem memória e energia. Ao fazeres a “higiene digital”, podes melhorar a performance e prolongar o ciclo de vida dos teus dispositivos. Começa por limpar o ambiente de trabalho do computador, remover os ficheiros temporários, organizar os documentos por pastas e fazer uma seleção das fotografias, áudios e vídeos, excluindo os duplicados ou sem qualidade. No teu smartphone e tablet, elimina as aplicações que não usas e prefere as versões Lite (mais ligeiras, poupam espaço e recursos).
Faz uma limpeza à cache e ao histórico de SMS e mensagens de Whatsapp, e não te esqueças dos grupos obsoletos (coragem!). Define um limite de tempo para o armazenamento de dados no teu telefone ou cloud, ou desativa essa opção.
3. Organiza a tua caixa de emails
Já invejaste alguém pela sua caixa de emails imaculada? Também podes ser essa pessoa. Elimina os emails mais pesados e com anexo, desativa as subscrições que não queres receber. Pensa duas vezes antes de enviar um email: a distância percorrida entre ti e o destinatário, e a quantidade de pessoas em conhecimento num email, fazem diferença no impacto das emissões de CO2 (6g CO2 por pessoa).
Ao responderes a uma conversa de emails, não precisas de re-enviar os anexos originais. Dessa conversa, podes manter apenas a resposta mais recente e eliminar as outras. Esvazia o caixote do lixo ao longo da limpeza. Se precisares de enviar um email com ficheiros pesados, comprime-os ou usa plataformas como o WeTransfer, Dropbox, Cloud ou Drive, e inclui apenas o link para descarga no email.
Escolhe uma assinatura sem imagens e tenta manter a tua caixa de emails a zero! Podes considerar útil a opção de arquivar emails ou reagendá-los para que voltem à caixa de entrada mais tarde. Longe da vista, longe do coração!
4. Dá uma volta às tuas redes sociais
Os vídeos em streaming são os que consomem mais energia e causam maior poluição. Por isso, o Tik Tok, Pinterest, Snapchat ou Instagram estão no topo das aplicações com maior impacto carbónico. Define um limite de consumo de streaming e opta pelo download de ficheiros em qualidade reduzida. Podes ainda definir períodos de descanso e tempo máximo de utilização do ecrã, bem como silenciar as notificações e hibernar algumas apps.
No Instagram, Facebook, Twitter ou LinkedIn faz uma limpeza à rede de seguidores e páginas a seguir, limpa o teu histórico de navegação e elimina publicações e chats. Na maioria das redes sociais podes desativar a reprodução automática de vídeos – o que vai ajudar e muito à redução de consumo de energia do teu dispositivo. Navegar em modo anónimo pode evitar o armazenamento de dados desnecessário.
5. Regula a luminosidade dos ecrãs
Nas definições de energia dos teus dispositivos, podes definir períodos de inatividade – modo sesta ou hibernar – para poupar o consumo de bateria e aumentar a durabilidade do aparelho. Ao ajustares a luminosidade do teu ecrã, irás reduzir o consumo de energia e a quantidade de radiação de luz azul emitida pode ser regulado usando filtros próprios.
6. Escolhe motores de busca e de armazenamento mais ecológicos
O Ecosia destina parte dos seus lucros à proteção do ambiente é transparente na gestão da privacidade de dados e compromisso climático (lê o nosso artigo aqui). O Brave é um motor de busca com foco na privacidade da navegação e armazenamento de dados, que incorpora com o Ecosia, o Duck & Go não recolhe dados dos utilizadores e fornece os mesmos dados de pesquisa a todos. Adicionalmente tem créditos de energia renovável e compromissos de neutralidade carbónica até 2030. Podes ainda saber mais sobre opções como o Ocean Hero, Ekoru, Parusia ou Elliot For Water.
Escolher um serviço de armazenamento cloud mais ecológico é uma etapa importante, sobretudo para as empresas, que podem reduzir a pegada da sua central de dados e poupar energia. Opta por serviços que mostrem transparência na sua pegada carbónica e que se comprometam com o objetivo de neutralidade. Que usem fontes de energia renováveis e que gerem energia verde, e cujos edifícios tenham construções energeticamente certificadas.
Anota o espaço ocupado dos teus dispositivos, para medires o volume de dados excluídos e a tua contribuição para o planeta. 1MB é equivalente a 19g CO2 e 1KWh equivale a 475g de CO2 como média global, segundo o Cyber World Cleanup Day. Foi em França que esta iniciativa de limpeza digital ganhou expressão, para se alargar a outros países da Europa, sabe mais aqui. Agora que ganhaste um pouco mais de consciência, não te esqueças de ser agente da mudança.
A Câmara do Porto, em parceria com a startup especializada na venda de frescos Hortee, lançou uma aplicação pensada para tornar a compra de produtos
A aplicação permite partilhar anonimamente fotografias, indícios ou ameaças ao lobo-ibérico, que ajudam a contribuir para a conservação desta espécie ameaçada. A aplicação “Eu vi
A nova app da Sociedade Ponto Verde incentiva a reciclar e dá cartões presente em supermercados a quem acumular mais pontos em diferentes desafios. A
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui