Plant a Coral. Sabias que podes adotar um coral e apoiar a sua investigação?
Criado pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, o projeto Plant a Coral visa resgatar os espécimes capturados acidentalmente em redes de
As Praias ZERO Poluição são praias com qualidade da água “excelente” e sem qualquer vestígio de contaminação microbiológica nas análises feitas às águas balneares nas últimas três épocas balneares.
A associação ambientalista ZERO identificou as praias portuguesas que, ao longo das três últimas épocas balneares, não só tiveram sempre classificação “Excelente” em termos de qualidade da água, como não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares. No total são 59 “Praias ZERO Poluição”, o equivalente a 9% do total de águas balneares, verificando-se um aumento de 1%, com mais cinco praias em relação ao ano passado.
Estas praias estão distribuídas por 31 concelhos do continente e ilhas da Madeira e Açores, mantendo-se apenas uma praia interior – Santa Clara, em Odemira. Em relação ao ano passado, saíram da lista 18 praias e entraram 23 novas.
Em comunicado, a ZERO considera que o objetivo alcançado este ano “é verdadeiramente aquilo que à escala europeia se deseja no quadro do Pacto Ecológico Europeu, em particular no âmbito do Plano de Ação para a Poluição Zero”.
Os concelhos com mais Praias ZERO Poluição são São Roque do Pico e Vila do Bispo, com quatro praias; Alcobaça, Aljezur, Faro, Lajes do Pico, Odemira, Porto Santo, Sesimbra, Tavira e Vila do Porto (Santa Maria – Açores), com três praias.
Já os municípios de Calheta, Lajes do Pico, Leiria, Machico, Pombal, Ponta Delgada, Povoação e Santa Cruz da Graciosa passaram também a fazer parte dos concelhos com, pelo menos, uma Praia ZERO Poluição.
A ZERO alerta que “na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas Praias ZERO Poluição”.
A associação salienta ainda “que é extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, muito mais suscetíveis à poluição microbiológica. À exceção de uma praia “interior”, todas as restantes praias são “costeiras”. Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”.
Enquanto os Açores se destacam pela positiva, contando este ano com 21 Praias ZERO Poluição (36% do total), a ZERO aponta, pela negativa, o concelho de Albufeira que, “apesar de ter 25 praias que deverão ver validadas com uma classificação excelente em termos de qualidade da água, teve as suas seis Praias ZERO poluição retiradas da lista este ano devido a, pelo menos, uma análise em cada uma dessas praias que tiveram um valor superior extremamente baixo, mas superior a zero”.
A classificação da ZERO foi feita com base em dados da Agência Portuguesa do Ambiente APA). Todas as análises das Praias ZERO poluição apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais), ou seja, não foi detetada qualquer unidade formadora de colónias.
A lista completa de Praias ZERO Poluição pode ser consultada no site da ZERO.
Criado pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, o projeto Plant a Coral visa resgatar os espécimes capturados acidentalmente em redes de
O santuário permitirá conservar a população residente de mais de 200 cachalotes ao largo da ilha caribenha Dominica e sequestrar carbono no fundo do oceano.
Os objetos foram recolhidos em Sesimbra durante a maior limpeza subaquática do mundo e têm um custo simbólico, que corresponde ao tempo que levariam a
Este artigo aborda uma ação que promove a conservação e o uso de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Este ODS visa prevenir e diminuir a poluição marinha de todos os tipos, em particular de atividades terrestres.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.