
Doação de Livros. Sabe onde podes dar uma nova vida à tua biblioteca
Se tens livros que já não te fazem falta, há sítios que vão agradecer a tua doação. Fica a saber quais os melhor sítios para
Assinala-se este domingo, 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil e a Peggada não poderia deixar passar esta data sem uma das nossas sugestões. Deixamos-te aqui quatro sugestões de livros infantis que são também grandes lições para os mais pequenos sobre o que é isso de respeitar o planeta.
Ana Pêgo escreveu um livro sobre uma nova espécie que habita o planeta: o plástico. Esta obra nasce das mãos de uma autora que nas suas idas à praia começou a aperceber-se de novas criaturas plásticas que habitavam os areais e o mar. Para além de ser um texto adequado às crianças, é ainda um convite à mudança já que o objetivo final é erradicar esta “espécie” da natureza.
Este livro nasce da mesma cabeça por detrás de ´Almaré Happy Foods´, uma empresa de marmitas veganas, e segue portanto valores semelhantes. Assim, Tuneco, o protagonista da história vive uma aventura em busca de alimentos mais em sintonia com a natureza, acabando por compreender a importância de comer mais frutas e vegetais e evitar os refrigerantes e os pacotes de bolachas.
Joana Louçã e João Camargo, ativistas climáticos, uniram-se para escrever uma obra para crianças que desafia as famílias a salvar a primavera. A obra nasce da dificuldade de explicar as alterações climáticas a crianças, procurando exatamente encontrar uma linguagem acessível (com um toque de esperança e otimismo) para descrever a forma como as alterações climáticas têm vindo a mudar as estações.
Valentina Camerini é a autora desta biografia ilustrada de Greta Thunberg, mostrando o exemplo de uma pequena activista climática que mudou o paradigma da ação climática. Este livro, cuja personagem principal não vive no mundo da ficção, conta a história de uma criança que decidiu lutar pelo clima todas as sextas feiras e acabou por ser candidata ao Prémio Nobel da Paz em 2019.
Este livro serve de alerta para a importância da redução do desperdício alimentar. Nele, Simão e a sua família mostram o que fazem nesse sentido como, por exemplo, guardar as ervas aromáticas num recipiente com água para durarem mais tempo, fazer compostagem, ou optar por mais refeições vegetarianas.
Podes ler mais sobre este livro aqui.
Se tens livros que já não te fazem falta, há sítios que vão agradecer a tua doação. Fica a saber quais os melhor sítios para
Em Portugal, 1,9 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados. A nova campanha do Unidos Contra o Desperdício vem desafiar os portugueses a aproveitar os
Ler é um ótimo hábito, mas pode levar a compras desnecessárias e um acumular de livros em casa. No entanto, há forma de ser mais
Este artigo aborda uma ação que promove a aprendizagem ao longo da vida e contribui para a educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis.