Chefs on Fire. Neste festival, os restos de comida transformam-se em energia
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
Já chegou o mês com mais festas do ano. Na Peggada, juntamos as melhores dicas para que possas usufruir dos Santos Populares ao máximo, sem causar um impacto negativo no planeta.
O Santo António, em Lisboa já chegou a ser apenas a noite de 12 de junho. Agora, o Santo António multiplica-se por 30 e todo os dias de junho são bons para festejar. Já o Porto, também sabe aproveitar bem o São João que, apesar de se festejar a 24 de junho, já conta com animação a começar já este fim de semana.
Seja qual for o santo ou a ocasião, há sempre forma de contornar o óbvio e fazeres a tua festa com menos impacto. Fica a conhecer as melhores festas e todas as dicas para um junho mais sustentável.
Sardinhas e bifanas serão sempre os petiscos mais comuns, mas já são muitos os arraiais a oferecer comida vegetariana.
A festa de Santos da Divergente terá seitanas e a edição de Junho do Lisbon Vegan Market vai ser dedicado aos Santos Populares. Se cozinhares em casa, espreita o site e as redes sociais da Ana Isabel Monteiro, estão cheios de boas ideias.
Caixas de cartão abandonadas na rua, papel antigo que temos em casa, fitas que vamos guardando dos aniversários, tudo vale para fazer uma decoração sem ter que comprar quase nada novo.
Mesmo que compres, reaproveita até ao infinito nos anos seguintes. E aqui fica uma dica: no final das festas, o que não faltam são decorações abandonadas nas ruas. Pega no que conseguires salvar e guardas para a próxima festa.
Andares com o teu copo quando sais à noite já devia ser regra, principalmente quando sabes que a festa se fará na rua.
Sabemos que há espaços que exigem que uses um copo em específico, com identificação da festa em particular, mas acreditamos que quantos mais formos a insistir em não ter que comprar um novo, mais facilmente as coisas mudam. Ainda assim, para aquela cerveja marota que se bebe no caminho entre arraiais, um copo reutilizável é sempre opção segura.
Se fizeres uma festa em casa, pensa bem nas quantidades de comida. É certo que não queres deixar ninguém com fome, mas também não precisas de preparar comida até ao Santo António seguinte.
Opta por opções vegetarians sempre que possível e pensa, de antemão, o que podes fazer com as sobras. O pão, por exemplo, pode virar pão ralado, croutons ou até mesmo uma açorda. Os queijos ficam ótimos com uma massa no dia seguinte e a fruta que sobrou podes sempre aproveitar para sumos e batidos. O teu corpo vai agradecer esse boost de vitaminas depois das noitadas.
Se servires carne e peixe, ou mesmo se sobrar algo das opções vegetarianas, nada como inventar novas formas de os servires nos dias seguintes. E, em qualquer dos casos, o congelador é um grande aliado para que nada se estrague.
Festas há muitas, mas podes e deves escolher aquelas que fazem mais sentido tendo em conta o teu estilo de vida.
Se te interessas por sustentabilidade ambiental e social, o Arraial da Renovar a Mouraria é escolha certeira. Este será o arraial mais inclusivo de Lisboa, e conta com músicos e comida de vários países, num ambiente intercultural e comunitário. Não há copos de plástico, e são usados pratos de cartão compostáveis para o caldo verde e a comida que não possa ser servida num guardanapo.
Os talheres são reutilizáveis, vindos de doações. Há caixores especiais para as beatas, fazem separação do lixo e têm um compostor, onde juntam os resíduos orgânicos para levar até à agrofloresta do projeto Changing (H)earth.
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
O Ponto d’Orvalho é um festival transdisciplinar aberto à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas, e onde a gastronomia
De 31 de julho a 4 de agosto acontece mais uma edição do festival Tradidanças, aquele que põe toda a gente, de todas as idades,
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.