
Coca-Cola terá abandonado discretamente o seu objetivo de 25% de embalagens reutilizáveis
A Coca-Cola parece ter abandonado o seu objetivo para 2030, no qual se comprometia a reciclar menos plástico e a reduzir as emissões mais lentamente
Com passos simples podes fazer uma grande diferença nas embalagens que iriam parar ao lixo. Evita-as ou dá-lhes outra vida. Neste artigo damos-te todas as dicas.
Sais do trabalho, só te apetece sushi e lutas contra essa vontade porque a tua consciência ambiental te diz que não precisas de mais uma embalagem descartável em casa.
Podes levar o teu próprio recipiente ou, caso o estabelecimento em questão não aceite (deves questionar antes), podes sempre dar um melhor fim à embalagem. A ideia é sempre compostar ou reutilizar, e só no fim de tudo comido — sim, porque a única regra é que não pode sobrar nada, nem que deixes para uma refeição seguinte.
Outro método é escolher um restaurante que já tenha esta preocupação. Neste caso, normalmente, esses espaços até incentivam os clientes a trazer o sue próprio recipiente (às vezes até com ofertas).
Mas vamos a dicas.
Este é o passo mais simples de todos. Cadeias como o Continente, Pingo Doce e Auchan já aceitam que leves os teus próprios recipientes para encher com comida de take away, o que facilita esta transição para uma vida mais sustentável.
Desde modo, quando não tens tempo para cozinhar ou apetece-te mesmo um frango de take away, por exemplo, podes continuar a ter esse prazer e levar para casa com apenas algumas pegadas: as do teu trajeto até à mesa de jantar.
O delivery (ou entrega ao domicílio, em português) não é como o take away porque implica que a comida chegue até ti e não tenhas controlo sobre a forma comoé enviada.
Quer dizer, mais ou menos.
Podes controlar o pedido de várias formas. Uma delas é recusar artigos descartáveis, por exemplo, nas aplicações Uber Eats e Glovo.
Depois, podes também pedir através da Takeaway.com, que faz as entregas em bicicletas elétricas na região de Lisboa, minimizando assim o impacto no ambiente.
Por fim, nada como pedir em restaurantes que por si só têm uma política mais sustentável. Para saberes quais, só tens de explorar a listagem da Peggada.
Quando vais comer fora, é normal que nem sempre tenhas contigo um recipiente vazio para levar as sobras para casa. Nesse caso, o melhor é sempre evitar o desperdício alimentar em detrimento de recusar a caixa que te vão dar.
Mas até neste caso tens duas alternativas para ser mais sustentável. Com a caixa que vais levar, dependendo do material, podes reutilizar mais tarde. Hoje em dia é proibido vender comida de take away em recipientes de plástico de uso único (com a entrada da lei nacional, em junho de 2021, que proíbe alguns artigos de plástico de uso único restauração e/ou bebidas e no comércio a retalho), o que significa que deverás levar a comida numa embalagem reutilizável, compostável, biodegradável ou facilmente reciclável que reduzem o impacto no ambiente.
Assim, se tiveres compostor já sabes onde colocar a embalagem, se tiver os requisitos necessários, ou podes fazer uso do quarto “R” de Bea Johnson: reciclar.
Ainda sobre este tema, podes sempre prevenir-te com uma caixa no carro (afinal, no meio de tudo o que tens no porta-bagagens, um recipiente não fará diferença) para o caso de sobrar comida.
A Coca-Cola parece ter abandonado o seu objetivo para 2030, no qual se comprometia a reciclar menos plástico e a reduzir as emissões mais lentamente
A ferramenta Pack4Sustain da Sociedade Ponto Verde permite conhecer o grau de circularidade, o risco marinho e a iconografia de reciclagem recomendada de cada embalagem.
A vontade de viver de forma mais consciente cresce e é nas pequenas mudanças que se nota a diferença. Comprar a granel é uma forma
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em:
English (Inglês)