
Tradidanças. Vem aí o festival onde a dança protege o planeta
De 30 de julho a 3 de agosto acontece mais uma edição do festival Tradidanças, aquele que põe toda a gente, de todas as idades,
O plástico continua a ser uma dor de cabeça. É produzido a partir de combustíveis fósseis e metade de todo o plástico que produzimos é desenhado para usar e deitar fora à primeira utilização.
É certo que se estão a dar passos para acabar com o plástico de uso único, mas é também preciso arranjar soluções para substituir a sua utilização. E depressa. É isso que a britânica Notpla está a fazer, começando até por embalagens tão pequenas que, por vezes, até nos esquecemos do seu impacto.
Recentemente, a empresa fez uma parceria com a Heinz e desenvolveu saquetas
do famoso ketchup para a indústria de takeaway. São 100% naturais, biodegradáveis,
compostáveis e vegan. Como? Não são feitas a partir de plástico, mas sim de algas marinhas, o que faz com que sejam até comestíveis.
Estas algas marinhas são o segredo da empresa, que utiliza as suas propriedades e versatilidade para produzir uma ampla gama de produtos, desde pequenas embalagens para guardar água, cocktails e azeite a embalagens para hambúrgueres e outras comida para takeaway.
Desde 2018 que a empresa pesquisa e aperfeiçoa os seus métodos de produção. Hoje, as suas soluções são mais do que ideias no papel, são produtos já existentes no mercado e que até já ajudaram a hidratar os atletas da Maratona de Londres.
No entanto, o trabalho da Notpla não se fica pelas embalagens. A empresa quer contribuir para uma revolução e encontra-se a desenvolver a tecnologia que permitirá produzir estas embalagens em processos de larga escala. O objetivo será o de poder alugar estas máquinas às empresas para que possam ser as mesmas a produzir as suas embalagens sustentáveis.
De 30 de julho a 3 de agosto acontece mais uma edição do festival Tradidanças, aquele que põe toda a gente, de todas as idades,
Iniciativa inovadora do Centro Colombo, em parceria com a Sociedade Ponto Verde e Veolia, pretende reforçar práticas sustentáveis nas lojas da praça de alimentação. O
O Café Joyeux tem um novo projeto, desta vez sobre rodas. Agora, este café com cariz social pode ir a qualquer lado levar café, bons
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui