Achas que a única forma de poupar água é tomar um duche a correr? Enganas-te. Mostramos uma lista completa que pode fazer a diferença.
Não é novidade que a água doce é um dos bens mais preciosos e mais escassos no planeta, representando apenas 2,5% de toda a água existente na Terra. O que ainda se sabia é que o controlo da água doce pode tornar-se a razão de conflitos entre países no futuro, de acordo com a opinião de vários especialistas em ambiente no “Jornal de Negócios“. Isto é quanto basta para decidirmos agir de forma consciente.
Enquanto nós não temos dificuldade em aceder a água potável, a mesma sorte não têm países africanos, por exemplo, onde as reservas de água são poucas e muitas vezes substituídas por indústrias.
Não quer isto dizer que tens de deixar de beber os cerca de 1,5 litros de água recomendados por dia ou ir menos vezes à casa de banho para evitar descargas. Pode estar em algo tão simples como: fechar a torneira enquanto lavas os dentes. Se ainda não o fazes, não há que ter vergonha, porque também na Peggada há quem o tenha começado a fazer há pouco tempo e mais vale fazê-lo agora do que continuar para sempre a gastar cerca de 14 litros de água de cada vez que lavamos as mãos ou os dentes com a torneira aberta — sim, é mesmo essa a média.
Soluções há muitas, só precisas de aplicá-las aos poucos no teu dia a dia. Uma delas, e já bastante famosa, é o balde para reservar a água fria que sai no início do banho, tal como já nos mostrou a influenciadora Catarina Barreiros.
Ao fazeres isto, vais poder ter uma reserva de água própria para pôr em prática a poupança de água em casa. Podes usar para descarregar o autoclismo, para lavar o chão, para lavar os dentes — no fundo, para usar a imaginação pelo bem do planeta.
Agora que já sentes mais motivação para poupar água em casa (que deves levar contigo cada vez que vais lavar as mãos num restaurante), deixamos dz dicas para pôr em prática ao teu ritmo. Isto porque já sabes: “Um passo de cada vez”.
10 dicas para poupar água em casa
1. Opta por duches rápidos (e não de imersão) e fecha a torneira enquanto estás a lavar o cabelo com o champô ou a passar o gel pelo corpo. Podes poupar cerca de 180 litros.
2. Fecha a torneira enquanto lavas as mãos e os dentes e enquanto fazes a barba. Vais evitar o consumo de cerca de 14 litros de água.
3. Para lavar os dentes, usa um copo para molhar e lavar a escova. Vê como aqui.
4. Coloca uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito da água do autoclismo. Vais poupar cerca de 15 litros de água.
5. Verifica se as torneiras de casa não têm fugas de água. Podem estar a causar desperdícios de água na ordem dos 30 litros de água por dia.
6. Põe a trabalhar as máquinas de lavar roupa ou louça apenas quando estiverem cheias. Poupas água e trabalho a estender, passar e arrumar a roupa mais do que uma vez.
7. Planeia: se vais precisar usar comida que está congelada para fazer ao jantar, não o faças recorrendo à água corrente da torneira. Tira o alimento na noite anterior ou de manhã. Em alternativa, podes também usar o microondas.
8. Usa apenas a água necessária para cozer, por exemplo, legumes. Nem sempre é preciso encher a panela, por isso, faz a melhor gestão possível. Além de poupares água, poucas gás ou eletricidade (ainda mais se ferveres previamente num jarro elétrico).
9. Ainda sobre a água da cozedura do ponto anterior, podes congelar para usar como caldo de legumes ou guardar para regar as plantas — mas só depois de arrefecer.
10. Se lavas o carro em casa, não o faças à típica mangueirada (podes gastar cerca de 500 litros de água). Usa um balde, mesmo que tenhas de o encher mais do que uma vez. Será sempre melhor.