Alguma vez te questionaste sobre o quanto é que Lisboa gasta de água num ano? Serão números astronómicos? Agora vais poder saber tudo e mudar as estatísticas.
Lisboetas, por mais que custe saber quanto é que contribuímos para a insustentabilidade do planeta, só assim será possível ter consciência e alterar os hábitos do dia a dia. Se já estás nesse caminho, então a nova plataforma da Lisboa E-Nova, Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, é ideal para continuares no bom caminho.
O Observatórios Lisboa já não é novo, mas agora está mais intuitivo e completo precisamente para que, de forma fácil e através de infografias, os cerca de 10,3 milhões de lisboetas saibam quanto gastam de energia e água, quais as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e conheçam os números relativos à produção e destino final de resíduos e águas residuais. Para cada secção, a plataforma apresenta dados detalhados.
Queres saber mais sobre a emissão de gases com efeito de estufa? O Observatórios Lisboa diz-te, por exemplo, que, de acordo com os últimos dados, em 2018 a emissão total foi de 2.452 ktCO2e (medida correspondente ao dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa), com especial incidência (54,8%) para gases emitidos dentro dos limites da cidade. Quanto a setores, o dos transportes foi o que mais contribuiu.
Já sobre a água, os dados de 2019 apontam para um consumo médio de litros por dia per capita de 296, sendo que o consumo doméstico foi o que mais pesou neste valor.
E mais: diariamente são recolhidas 800 toneladas de resíduos urbanos em Lisboa. Sim, também estamos chocados.
Os números não querem assustar a população, mas sim oferecer informação de forma transparente “para maior sensibilização dos cidadãos”.