Chama-se “Amor a Granel” e o nome justifica-se pelo cuidado que é dedicado a cada peça. Esta linha de produtos desenvolvida pela Vintage for a Cause — projeto de upcycling e de inclusão social — em colaboração com a Maria Granel — loja zero waste e mercearia a granel — foi criada para reforçar a reutilização de desperdício de têxteis.
São 5 produtos para a higiene pessoal e cozinha:
- nécessaire para objetos e produtos pessoais, com forro e fecho
- veggie wrap – pano para conservar verduras no frigorífico, que pode ser usado também como pano de cozinha e de limpeza
- fita auxiliar de desmaquilhagem e esfoliação, com dupla face e elástico para se ajustar a diferentes comprimentos
- toalhete desmaquilhante de rosto, que pode ser utilizada igualmente na limpeza e como substituto de papel de cozinha
- venda de olhos, com dupla face e elástico para se ajustar a diferentes comprimentos
Todos os produtos são 100% algodão, 100% upcycling de excedentes têxteis lar, confecionados à mão pela rede de costureiras sénior da Vintage for a Cause.
E ainda que tenham lançado estas peças, o objetivo destes dois projetos que se unem para um bem comum é o de pôr as pessoas a pensar no que é possível fazer com aquilo que, se outra forma, acabaria desperdiçado. Nas etiquetas dos produtos ou na descrição do produto na loja online, é possível aceder aos respetivos moldes e guias passo a passo, para que objetos idênticos possam ser criados em casa a partir de tecidos inutilizados, dando-lhes uma nova vida.
“Colaborar com a Vintage for a Cause no desenvolvimento destes produtos é não só apoiar um projeto com impacto ambiental, económico e social que admiramos muito, valorizando as mãos e as histórias de quem cria, dando uma nova vida a excedentes têxteis, mas também desafiar as pessoas a fazer parte do processo: não se trata apenas de um objeto, de um produto, é, acima de tudo, uma experiência que nos convida a consumir de forma diferente e que nos ensina a replicar o próprio objeto e processo de fabrico. Assim, damos ferramentas práticas para facilitar a reutilização e reaproveitamento criativos do que já temos, resgatando em simultâneo o saber manual e o fazer pelas próprias mãos”, explica Eunice Maia, fundadora da Maria Granel.
As peças estão à venda nas duas lojas Maria Granel, em Lisboa, e também na loja online.