Há vinte anos, o Gervásio demorou exatamente uma hora e doze minutos a aprender a separar as embalagens usadas. Nós tivemos mais tempo, mas finalmente, tal como este macaco usado na publicidade da Sociedade Ponto Verde, também nós já sabemos para que o pacote de iogurte vai para o amarelo, que a garrafa de cerveja vai para o verde e o jornal de ontem acaba no azul.
Estas são fáceis, e ai de quem não acerte. Mas e quando falamos de CD’s, rolhas de cortiça ou esferovite? Pois, aí o caso complica-se. Ou então não.
É que a Quercus lançou uma aplicação que ajuda a saber onde depositar cada resíduo que tem em casa, indicando-lhe o local mais próximo para o fazer. Chama-se Waste App está disponível para Android e iOS e a instalação é gratuita.
Fizemos um teste e deixamos-lhe aqui uma cábula:
- Cápsulas de café – quase todas as marcas já fazem a recolha das cápsulas usadas, mas, para cápsulas sem marca, pode depositar em alguns Pingo Doce.
- Medicamentos – devem ser entregues na farmácia (caixa, bula, frasco, etc)
- Rolhas de cortiça – devem ser colocadas nos depósitos instalados nas lojas Continente Bom Dia
- Caixas de pizza – ecoponto azul, mas só se não tiverem gordura!
- Máscaras e luvas de proteção – devem ser colocados no lixo comum, um saco bem fechado.
- CD e DVD – na aplicação surgem os locais mais próximos, como a Tratolixo em S. Domingos de Rana ou a Ambilital, em Alcácer do Sal. A rede pickup da Chronopost também recebe CD e DVD.
? Fotografia de Ready Made em Pexels
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)