
Cidades do futuro. Já imaginaste se tudo o que precisas estivesse a 15 minutos de distância?
Não, não são cidades que se esgotam no tempo. São cidades de onde não vamos querer sair – mais acessíveis, funcionais e sustentáveis. E se
Faz-te à estrada. A Viagem Pelo Clima é uma competição de equipa que te dá a oportunidade de viajar por Portugal, durante 10 dias, da forma mais sustentável que conheces.
Até dia 23 de Abril podes inscrever-te no site Viagem pelo Clima, para concorrer neste desafio promovido pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais. Três equipas serão selecionadas para viajar por Portugal na segunda quinzena de Setembro deste ano, num itinerário proposto pelas próprias. A equipa vencedora terá a oportunidade única de apresentar a sua proposta na COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que terá lugar no Dubai a partir do dia 30 de novembro deste ano.
As equipas começarão com um orçamento inicial providenciado pela organização do evento e, ao longo do itinerário, serão contabilizados os seus “Climas” – a moeda fictícia que irá medir os recursos gastos (tempo, dinheiro, CO2 e água). Quanto mais conscientes forem as suas escolhas, maior será o saldo acumulado no final da meta. Ao longo do percurso haverá desafios propostos pela organização, na área da economia circular e da cooperação, entre outros, com o objetivo de mobilizar as comunidades locais e os municípios para a importância das práticas sustentáveis no dia-a-dia e o seu impacto para o planeta.
Para participares deves ter mais de 18 anos, não havendo limite de idade, e pelo menos um membro da tua equipa (composta por quatro pessoas) deverá ter competências para produzir e editar vídeos ao longo do caminho, boas competências de comunicação oral e escrita, em português e em inglês.
Este desafio vai permitir medir o impacto individual da pegada de carbono e hídrica das equipas, provar a viabilidade de diferentes meios de transporte, escolhas alimentares e consumo de água, e ainda demonstrar o impacto da ação coletiva ao longo desta missão. Boa sorte!
Não, não são cidades que se esgotam no tempo. São cidades de onde não vamos querer sair – mais acessíveis, funcionais e sustentáveis. E se
O aluguer é suportado por uma aplicação de sharing privada e uma plataforma digital que gere a frota e os utilizadores. Depois de Espanha, França
Um comboio de bicicletas para os miúdos pedalarem até à escola? É real e quer chegar a outras zonas do país. Depois de Lisboa e
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.