Todos podemos fazer a nossa parte para ajudar a travar a diminuição do número de colónias e ajudar as abelhas e outros polinizadores. Sabe como neste artigo.
A primavera já chegou, mas o número de colónias de abelhas e de outros polinizadores continua a cair. Esta crise acontece por várias razões, sejam elas a destruição do seu habitat, o uso de pesticidas ou as alterações climáticas. E isso traz riscos. Porém, tu podes fazer parte da solução e ajudar a reverter esta tendência e nós dizemos-te como.
Planta um jardim para abelhas
Sendo a destruição de habitat uma das maiores ameaças às abelhas, podemos ajudar estes insetos se plantarmos um “jardim para abelhas”, onde estas possam encontrar uma variedade de fontes de alimento. Para isso, basta cultivares plantas amigas das abelhas no teu jardim, quinta, varanda ou floreira. Entre as plantas ideais para este mini habitat contam-se o trevo, a alfafa, a lavanda, o dente-de-leão, as calêndulas, os cardos ou ainda ervas aromáticas como o tomilho, a alfazema, o alecrim e os coentros.
Monta um bebedouro para as abelhas
Para que as abelhas consigam recuperar as energias, é fundamental que bebam
água. Tu podes saciar-lhes a sede montando um bebedouro. É fácil: basta encher, por
exemplo, uma tigela rasa com água, que podes colocar na tua varanda. Atenção: é
importante que coloques várias pedras ou outro objeto acima do nível da água para que as abelhas não se afoguem!
Não uses químicos para o jardim
Os pesticidas são uma das grandes ameaças para os polinizadores. Por isso, caso
utilizes, troca os teus pesticidas para o jardim por alternativas naturais, como alho, cebola ou por misturas naturais que tu mesmo podes fazer.
Outras ações
Se quiseres ajudar mais, podes também passar a comprar mais produtos agrícolas orgânicos, biológicos e locais, que não utilizam pesticidas nocivos na sua produção. Compra mel local, para apoiares os apicultores e as suas colónias. Por fim, cuida das árvores – elas são uma importante fonte de alimento para as abelhas e também um refúgio para a colmeia.