Se o foco é sustentabilidade, está no GreenFest. Um fim-de-semana cheio de projetos inovadores, e debates sobre transformações ambientais, societais e económicas.
Este fim-de-semana foi marcado por mais uma edição de GreenFest, um dos maiores movimentos de sustentabilidade do País. Aqui, é debatido o que de melhor se faz nas vertentes ambiental, social, económica e cultural.
Será que devido ao trabalho remoto e à possibilidade de sair de grandes cidades vamos criar comunidades mais ligadas à natureza?
Sabias que os resíduos orgânicos representam 50% do lixo que geramos diariamente nas nossas casas e que em vez de enviá-lo para os aterros sanitários podemos valorizá-lo?
Muitas perguntas entoaram nas salas digitais do GreenFest. Falou-se sobre o efeito da aceleração digital e a descarbonização da economia, ou sobre como é que empresas do sector público e privado, com focos de negócio diferentes, podem trabalhar em sintonia para conseguir atingir os objectivos sustentáveis. Apresentou-se o Programa Eco-Escolas na zona de Braga, apelou-se à “desplastificação” e exaltou-se a relevância de programas como a Geração Azul que permite a literacia do oceano em crianças entre os 6 e os 10 anos. Debateu-se a ligação do turismo com a sustentabilidade e os benefícios da alimentação plant-based. Se o foco é sustentabilidade, está no GreenFest.
Iniciou-se no Estoril em 2008 e, desde então, o GreenFest consolidou-se como uma plataforma de partilha de ideias, experiências intergeracionais e tendências atuais. O tema deste ano foi Regenerar: Ecologia, Economia e Saúde, já que a crise pandémica, nas suas múltiplas dimensões, bem como as alterações climáticas, tornam ainda mais urgente e crítica a adoção de práticas regenerativas nos domínios económico, social e ambiental.
Durante os três dias do evento foram abordados os temas de forma dinâmica através de uma plataforma digital, onde se pode participar em diversas palestras, debates, show cookings, entre outros.
Perdeste esta edição do GreenFest Braga? Nada temas. Ainda há outra este ano de 10 a 12 de Setembro em Carcavelos. Mais informação no site do GreenFest.
Foto: Andrew Coelho