Andreas, mais conhecido como The Trash Traveler, começa este sábado, 23 de abril, uma pedalada de 3000 km por Portugal para chamar a atenção sobre o uso desnecessário de garrafas de plástico.
Este ativista já nos habituou a ações fora da norma. E desta vez volta a não desiludir. Andreas Noe, mais conhecido como o “The Trash Travaler”, durante um mês e meio vai pedalar mais de 3000 km à volta de Portugal, apenas com uma bicicleta restaurada e uma garrafa de água reutilizável, promovendo a economia circular e recusando a utilização de qualquer plástico. Vão ser mais de 50 etapas, que se converterão também em mais de 50 ações de limpeza, workshops, palestras em cada uma das localidades, envolvendo entidades municipais, ONGs e associações locais.
Esta ação, a que deu o nome de “The Trash Cycle”, é mais uma das muitas já desenvolvidas por este alemão que veio para Portugal em 2019 para surfar e de cá nunca mais saiu, sempre a passar uma mensagem de sustentabilidade.
A economia circular está na base da iniciativa, que pretende alertar para a necessidade de implementação de um sistema de depósito de bebidas ou de embalagens de take away em Portugal. Daí que todas as garrafas de água, latas e embalagens de take away recolhidas durante as ações de limpeza serão utilizadas num evento final que demonstre a quantidade de lixo que poderia ser salva por um sistema de depósito. A petição lançada pela ONG Sciaena, que pode ser consultada aqui, pretende que passe a existir em Portugal uma tara recuperável nas garrafas de plástico, para que não sejam descartadas como acontece agora. Andreas lembra que na Alemanha, por exemplo, paga-se 25 cêntimos por cada entrega. “Esta é uma solução eficiente para evitar o lixo e melhorar as taxas de reciclagem, pois o plástico limpo é classificado pelo consumidor“, defende Andreas Noe.
O desafio começa este sábado, 23 de abril, em Cascais, entre as 15h e as 17h. É aqui que Andreas começa a pedalar com um grupo de ciclistas até Lisboa, dinamizando várias ações de limpeza nas praias da marginal até chegarem ao destino. O roteiro da viagem poderá ser conhecido aqui.
O desafio tem o apoio de uma equipa, que acompanha presencialmente esta aventura, numa van que servirá como local de dormida e de armazenamento do material necessário para as limpezas. Pelo caminho vão sendo localizados mercados com produtos de agricultores locais e lojas a granel para que toda a comida comprada e consumida não tenha embalagens, demonstrando que é possível consumir sem provocar lixo desnecessário. Toda a viagem vai ser gravada, para mais tarde dar origem a um documentário.