Tens tempo livre? Aproveita-o para fazer uma entrega a quem não pode sair de casa.
Já lá vai o tempo em que apenas trocávamos uns minutos de conversa à janela ou pedíamos umas gramas de açúcar ao vizinho para terminar um bolo. A relação com a vizinhança mudou e, nalguns casos, para melhor: agora, estão ainda mais próximos através da plataforma de entregas Shopopop. Chegou a Portugal em maio e o objetivo é que os tempos livres ou deslocações de pessoas comuns sejam rentabilizas para fazer entregas aos vizinhos ou a qualquer outra pessoa nas imediações — e ainda ganhar com isso.
Além de uns trocos extra, outra das principais vantagens desta plataforma é a redução das emissões de CO2, uma vez que evita deslocações adicionais de transportadoras para que produtos de supermercado, mercearia ou até plantas cheguem a casa de alguém sem mais nenhum motivo para se andar na estrada. Assim, por exemplo, quando levas as crianças à escola, vais aos correios ou apenas tomar café, a meio do caminho podes deixar à porta da D. Odete os legumes para a sopa.
Se por cada vez que pegas no carro puderes entregar pelo menos uma encomenda, já vais estás a poupar o planeta dos gases poluentes emitidos por outro veículo.
A Shopopop (em França desde 2016) já está a operar em Lisboa, Montijo e Setúbal, em três cadeias conhecidas de supermercado: Minipreço, E.Leclerc e Meu Super. À iniciativa juntaram-se também o Horto do Campo Grande e diversas pastelarias e mercearias.
Todos os comerciantes podem ser encontrados na aplicação pelos clientes. Para fazer um pedido, estes só têm de realizar a compra online no site da loja aderente, escolher “entrega ao domicílio” e esperar que o shopper (entregador particular) faça a entrega através deste método mais sustentável.
Quanto ao shopper — que podes ser tu — só tem de juntar-se à comunidade Shopopop em Portugal, escolher as entregas que lhe convierem, recolher o pedido no local, fazer a entrega e colocar o código de validação. No fim, cairá uma gratificação a partir de de 3,50€ na conta. Todo o processo de adesão está explicado na plataforma Shopopop.
Já os parceiros, só têm de inscrever o negócio — seja uma florista ou uma garrafeira — na Shopopop através de um formulário.