União Europeia dá luz verde final à Lei do Restauro da Natureza
A Lei do Restauro da Natureza tem como objetivo inverter a degradação dos habitats naturais da Europa. Portugal foi um dos países a votar a
A Coligação Europeia de Rewilding foi criada para levar a recuperação da natureza a nível europeu para o próximo nível.
As principais organizações europeias de rewilding vão trabalhar em conjunto para acelerar o rewilding (ou seja, a renaturalização) à escala da paisagem em toda a Europa.
A Coligação Europeia de Rewilding foi lançada em Viena, no final de uma reunião centrada no futuro do rewilding na Europa, e integra organizações de 16 países europeus.
Trata-se da primeira coligação deste género na Europa, possibilitando uma colaboração mais estreita para aumentar a escala do rewilding prático:
Segundo o Diretor Executivo da Rewilding Europe, Frans Schepers, o rewilding está a crescer como movimento social e a tornar-se cada vez mais popular à medida que chega “ao coração e mente das pessoas”.
“Só podemos restaurar a natureza em escala na Europa se trabalharmos com a própria natureza para que isso aconteça. Para isso, é necessária uma mudança de paradigma na forma como vemos a natureza, como um aliado na concretização das nossas ambições”, sublinhou Frans Schepers.
O rewilding ajuda a enfrentar a dupla crise da biodiversidade e do clima, reduzindo a vulnerabilidade da natureza aos impactos das alterações climáticas, como secas, incêndios e inundações. Ao criar condições para que a natureza se cure a si própria de maneira rentável e disponível no momento, o rewilding emerge como uma oportunidade única e revolucionária para recuperar a saúde e a funcionalidade da natureza em escala.
“A coligação resultará num movimento de rewilding mais forte, mais coerente e mais bem interligado. A comunicação aberta entre todos os membros, os grupos de trabalho e os eventos presenciais permitirão que o grupo se mantenha alinhado e acelere o rewilding em toda a Europa. Concentrando-nos no restauro da natureza em escala e promovendo o apoio público e político, podemos abrir caminho para um futuro onde a natureza prospera e as comunidades florescem”, afirmou Amy Duthie, Chefe de Upscaling da Rewilding Europe.
No evento, abordaram-se temas-chave como a melhoria do acesso à terra para intervir, a compra de terras comunitárias, o envolvimento de parceiros estratégicos e a demonstração e catalisação do rewilding pela Europa.
Os membros da Coligação Europeia de Rewilding incluem a Rewilding Europe, a European Young Rewilders e organizações dos Países Baixos, Itália, Reino Unido, Dinamarca, França, Finlândia, Roménia, Ucrânia, Suécia, Bulgária, Croácia, Alemanha, Polónia, Espanha e Portugal.
A Lei do Restauro da Natureza tem como objetivo inverter a degradação dos habitats naturais da Europa. Portugal foi um dos países a votar a
Os artistas que utilizem sons da natureza nas suas canções podem incluir de forma independente a “Natureza” na lista de artistas. Com o projeto Souns
A votação foi renhida, mas a lei passou. Agora, os Estados membros terão de cumprir normas e objetivos para uma eficaz proteção da natureza. Depois
Este artigo aborda uma ação que promove a proteção, restauração e uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gestão de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, secas e inundações, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.