Mais uma receita com produtos da época para vos inspirar nos cozinhados da semana. Protagonista: beterraba. Artista: Larissa Abbud.
Aqui pela Peggada, todos somos fãs de um prato cheio e colorido. E sempre com produtos da época. É por isso que andamos sempre à cata de novas receitas que nos inspirem a fazer mais e melhor na cozinha.
Já temos a chef Larissa Abbud debaixo da mira há muito tempo e, finalmente, temos a honra de a ter connosco, inspirando-nos com um produto da época ao qual muito torcem o nariz: a beterraba.
Mas este pesto vem provar que a beterraba merece o nosso amor. “Além de deliciosa, essa receita é um coringa [expressão que “traduzimos” livremente como multifacetada] para ter na geladeira pois podemos misturar em uma massa, frutos secos e o jantar está pronto”, garante a chef brasileira à Peggada.
Larissa garante que o pesto por de ser usado numa sandes com queijo fresco ou burrata e algumas folhas verdes, mas também funciona como dip para servir com uma torrada quando chega uma visita inesperada.
Ingredientes:
. 2 beterrabas cozidas e cortadas em cubos
. 100 a 150ml de azeite virgem extra
. 100g de amêndoas
. 100g de queijo parmesão
. 1 dente de alho
. Sumo e raspa de 1 limão
. 1/2 cc de canela em pó
. 1 cc de gengibre em pó
. Sal e pimenta branca a gosto
Coloca todos os ingredientes, com exceção do azeite, num processador e mistura tudo vertendo o azeite aos poucos. Bate por cerca de 3 min, até que se forme uma mistura espessa e homogénea. Acerta o sal e a pimenta e leva ao frigorífico até sete dias.
PS: uma das dicas para que o seu pesto não estrague é sempre colocar um pouco de azeite por cima!