No El Corte Inglés, a roupa usada ganha uma nova vida
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Recuperar, reparar, atualizar, partilhar. Há muitas formas de o teu computador ter uma segunda vida e a Reboot mostra-te como.
Chama-se ReBOOT e nasceu com o objetivo de fomentar a reparabilidade e estender a vida útil dos computadores. Este projeto que fomenta a reparação, recuperação e partilha de computadores partiu da Câmara Municipal do Porto, e está a ser feito em parceria com a UPTEC, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
Com a ambição de recuperar 600 computadores em seis meses, a iniciativa pretende desmistificar, de uma vez por todas, a dificuldade de reparar e recuperar computadores e dar aos seus utilizadores capacidades e ferramentas necessárias para prolongar a vida útil dos seus equipamentos informáticos.
Qualquer empresa ou pessoa pode participar no ReBOOT, preenchendo os diferentes formulários disponíveis: entrega de computadores fora de uso, apoiar na reparação dos equipamentos, pedir computadores reparados (apenas para as instituições particulares de solidariedade social-IPSS). Os equipamentos podem ser entregues, diretamente, ao Município do Porto ou às empresas de gestão de resíduos parceiras: LIPOR, Porto Ambiente e European Recycling Platform.
Com o apoio dos Recycle Geeks, as pessoas poderão aprender a diagnosticar e a reparar os seus próprios equipamentos ou reparar os equipamentos disponibilizados, através de sessões de capacitação e/ou eventos de reparação (Repair Café), realizados em diferentes instituições da Asprela.
As sessões de capacitação serão de seis horas no total, divididas em dois eventos, de três horas cada um. As sessões serão sempre na mesma semana, à segunda e à quarta-feira, das 18h às 21h00, no lobby de entrada da UPTEC da Asprela. Cada sessão contará com o máximo de 12 participantes.
Os Repair Café serão organizados nas instituições que apoiam o projeto, no decorrer do ano letivo, e anunciados com a antecipação necessária.
Posteriormente às sessões e aos Repair Café, os equipamentos reparados serão entregues a IPSS que tenham necessidades específicas deste tipo de equipamentos.
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
O negócio teve início no ano passado e já ofereceu um novo propósito a 40 toneladas de garrafas de plástico deitadas fora no Camboja. As
As peças de roupa são feitas à base de desperdícios não utilizados na indústria têxtil e dos lanifícios e cada uma terá uma etiqueta com
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.
Estou interessado em participar neste projeto, de forma gratuita, disponibilizando a minha mão de obra..
Cumprimentos
José Oliveira da Costa