O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento lançou um plug-in para o
Google Chrome que simplifica qualquer termo ou referência relacionado com as
alterações climáticas.
Também ficas confuso com a COP, o IPCC e outros acrónimos? Ou se calhar ainda
não percebeste bem o que é o desenvolvimento sustentável, os níveis pré-industriais ou
a neutralidade carbónica? Não serás o único.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) decidiu ajudar quem ainda tem dúvidas e lançou recentemente um novo plug-in para o Google Chrome que simplifica todos os conceitos relacionados com as alterações climáticas. Esta extensão assume a forma de um erudito dinossauro, o Thesaurus Rex, que percorre as tuas páginas web em busca de termos do jargão das alterações climáticas. Para o ativares, basta clicares no botão de “Descomplica esta página”. De seguida, este dinossauro irá sublinhar a verde todas as referências climáticas e apresentar-te uma explicação resumida e simples para cada uma delas.
Esta extensão faz parte na nova campanha do PNUD contra as alterações climáticas com o nome “Não escolhas a extinção”. O plug-in está disponível na loja virtual do Google Chrome e, por agora, conta apenas com uma versão em língua inglesa. A sua instalação é rápida e não tem custos associados.
Além disso, e seguindo a referência ao evento apocalíptico que extinguiu os dinossauros há 65 milhões de anos, o PNUD lançou um site interativo onde transforma as principais desculpas para não agir contra as alterações climáticas em meteoros em rota de colisão com a Terra. “Já estou a fazer o suficiente”, “Sou só uma pessoa, não consigo fazer a diferença” e “Ouvi dizer que as renováveis não são confiáveis ou acessíveis” são algumas das desculpas que ameaçam o nosso planeta.
Para evitar esta catástrofe, o PNUD desmistifica estas afirmações e descomplica os
dados científicos que as refutam. Além desta explicação, o site oferece ainda vários
recursos que todos nós podemos passar a utilizar para avançar a luta climática, desde
livros infantis e filtros de Instagram a plug-ins para o Google Chrome, inquéritos de
opinião e simuladores interativos de alocação dos subsídios para os combustíveis
fósseis.