No mundo da sustentabilidade, nem sempre temos boas notícias para contar, mas julho promete trazer coisas boas. Sabe mais sobre este mês especial.
No mês em que se comemora o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, a dia 3 de julho, que tem o propósito de chamar a atenção para a produção e consumo excessivos de sacos de plástico a nível mundial, trazemos-te um desafio para que não deixes a celebração morrer num dia só.
O movimento “Plastic Free July” consiste num desafio que incentiva os seus participantes a recusarem e reduzirem o consumo de plástico de uso único no seu dia-a-dia durante 31 dias seguidos.
Este desafio tem o objetivo de nos ajudar a ser mais conscientes do nosso uso pessoal de plástico e, em comunidade, encontrar soluções para diminuirmos a dependência deste material.
O “Plastic Free July” nasceu em 2011 e tem sido repetido ao longo dos anos, um pouco por todo o mundo. A campanha cresceu e teve uma tal adesão que o movimento global se transformou, desde 2017, na Free Plastic Foundation, uma organização australiana de caridade independente e sem fins lucrativos.
Com vista a aproximar o mundo de um futuro com menos desperdício de plástico, a Free Plastic Foundation procura inspirar pessoas a encontrar ótimas alternativas durante o mês de julho, garantindo que muitas dessas mudanças se tornam hábitos e continuam para além do desafio de um mês.
No seu site, a Fundação refere que estima ter inspirado já mais de 100 milhões de participantes em 190 países diferentes desde o início da sua existência. Olhando para o relatório anual da fundação em 2021, percebemos que uma pequena mudança pessoal faz uma enorme diferença a nível coletivo, tendo evitado, apenas nesse ano, cerca de 2.1 milhões de toneladas de desperdício e reciclagem de plástico.
Sabemos que o plástico de uso único está ainda por todo o lado, mesmo depois da aplicação de algumas leis como a proibição de colocação no mercado de alguns produtos de utilização única (em novembro de 2021) ou a mais recente cobrança imposta sobre as embalagens de plástico nos restaurantes (aplicada a partida da passada sexta-feira, dia 30 de junho).
Sabendo que este não é um desafio fácil, é possível fazer uma inscrição no site da própria Fundação e encontrar ali inspiração e entreajuda.
A inscrição no site do desafio possibilita ainda ter uma maior noção do impacto desta iniciativa e um sentimento de pertença a uma comunidade focada no mesmo objetivo.
O desafio “Plastic Free July” tem também tudo para ser uma excelente oportunidade para atraíres os teus amigos e familiares para a resolução de um problema que nos afeta a todos. Podes sugerir fazerem uma competição ou encarar este desafio como um jogo – lembra-te que, por vezes, a consciencialização e sensibilização para temas mais complexos pode começar das formas mais simples. Vais juntar-te a este desafio?