Onde depositar os medicamentos e as suas embalagens?
No armário dos medicamentos, há sempre aqueles que acabam por não ser usados na totalidade, ou cujo prazo de validade já terminou. E há também
Seja porque já não servem, já se estragaram ou porque simplesmente deixamos de gostar assim tanto deles. Quando os sapatos chegam ao fim de vida, o que fazer com eles? A Peggada dá-te algumas opções.
Arranjar, dar, vender ou deitar fora. Se chegou a hora de dar seguimento aos sapatos que sabes que já não vais usar mais, aqui ficam alguns caminhos possíveis e mais sustentáveis do que deitar ao lixo:
Além dos sapateiros que ainda resistem pelos nossos bairros, a Peggada apresenta-te duas lojas que transformam calçado antigo ou estragado em peças quase novas:
. A Shoelução é um projeto de Penafiel que ressuscita aquelas botas gastas e sapatilhas amareladas com nódoas que já não querem sair – mas que ainda têm muito caminho para percorrer.
Fazem recolha em vários pontos do Porto, Penafiel, Paredes, Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira e Amarante. Estas parcerias servem como pontos de recolha e entrega de todo o calçado para facilitar a chegada de todos os pedidos dos clientes à oficina.
. A @reshoes.pt opera um milagre que faz com que as tuas velhas sapatilhas vivam anos e mais anos a sambar na cara da sociedade que acha que o que está velho já não tem salvação.
Fazem limpeza do exterior, interior e sola, mas também restauros, limpeza de atacadores, trabalhos de costuras e personalizações. Podes fazer swipe para veres vários antes e depois e comprovares o resultado.
Existem vários mercados de troca a acontecer todas as semanas e que permitem não só a troca de roupa, como também de sapatos (desde que estejam em bom estado). Acompanha a nossa agenda de eventos (que regressa em força em setembro) para ficares a par de tudo. Habitualmente, os da Let’s Swap e do Mercado de Trocas organizam pelo menos um eventos todas as semanas.
Contactada pela Peggada, a Sociedade Ponto Verde explica que sapatos, roupas e acessórios podem ser colocados em contentores de roupa. As empresas que fazem a gestão desses equipamentos, como a Ultriplo ou a Humana, recolhem e fazem uma triagem do que ali é colocado. O que não estiver em condições de ser reutilizado, segue para reciclagem.
No armário dos medicamentos, há sempre aqueles que acabam por não ser usados na totalidade, ou cujo prazo de validade já terminou. E há também
As Juntas de Freguesia que receberem mais Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Resíduos de Pilhas e Baterias serão premiadas. “Junta na Freguesia” é
Ainda que o óleo das conservas possa ser usado para consumo, há quem prefira não o consumir. Sabemos que pode surgir dúvidas na hora de
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.