Paris quer triplicar tarifas de estacionamento de SUVs para diminuir a poluição do ar
A aplicação destas taxas também pretende incentivar o uso de outros meios de transporte. A proposta vai a votos no início de fevereiro, num referendo.
A venda de carros elétricos tem sido impulsionada por benefícios fiscais e outros incentivos, financiados em grande parte pelo dinheiro que a Noruega ganha com a exportação de petróleo e gás.
A Noruega, um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, tem agora mais automóveis elétricos do que veículos a gasolina.
Dos 2,8 milhões de automóveis particulares registados no país, 754 303 são totalmente elétricos, em comparação com 753 905 que funcionam a gasolina, de acordo com os novos números da Federação Rodoviária Norueguesa (OFV). Já os modelos a diesel continuam a ser os mais numerosos, com pouco menos de um milhão – mas as suas vendas estão a diminuir rapidamente.
“Isto é histórico. Um marco que poucos previram há 10 anos”, refere o diretor da OFV, Øyvind Solberg Thorsen, em comunicado.
O país nórdico de 5,5 milhões de habitantes quer tornar-se na primeira nação a acabar com a venda de automóveis novos a gasolina e a gasóleo até 2025 – dez anos antes do objetivo da União Europeia. “A eletrificação da frota de automóveis de passageiros está a avançar rapidamente e a Noruega está, assim, a caminhar rapidamente para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota de automóveis de passageiros dominada por automóveis elétricos”, sublinha Thorsen.
Este aumento nas vendas de veículos elétricos deve-se à oferta de benefícios fiscais e outros incentivos por parte do governo, como portagens e estacionamento gratuitos, isenção do imposto sobre as vendas para os compradores de automóveis elétricos e a existência de inúmeros carregadores gratuitos em todas as cidades norueguesas (2.000 só em Oslo). Estas medidas tornam os veículos elétricos mais competitivos em relação aos automóveis a combustível, a gasóleo e híbridos.
Os incentivos são financiados em grande parte pelas receitas provenientes da venda de petróleo e gás. Este fundo de combustíveis fósseis equivale a mais de 1,7 biliões de dólares e funciona como um “fundo de pensões” para quando este se esgotar.
Atualmente, nove em cada dez carros novos vendidos na Noruega são veículos elétricos, segundo os números da indústria. Em agosto, os veículos elétricos bateram o recorde com 94,3% dos registos de automóveis novos na Noruega, impulsionados pelas vendas do Tesla Model Y.
Apesar do sucesso dos veículos elétricos na Noruega, o mesmo não se reflete no resto da Europa, onde as vendas começaram a diminuir no final de 2023 e representam apenas 12,5% dos automóveis novos vendidos.
A aplicação destas taxas também pretende incentivar o uso de outros meios de transporte. A proposta vai a votos no início de fevereiro, num referendo.
O novo regulamento garante a recolha, reutilização e reciclagem de baterias em grande escala na União Europeia. A nova lei europeia que assegura a recolha,
O aluguer é suportado por uma aplicação de sharing privada e uma plataforma digital que gere a frota e os utilizadores. Depois de Espanha, França
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.