A marca deu continuidade à iniciativa Move to Zero e desenvolveu um campo divertido que promove o “espírito de comunidade” — a custo zero para o planeta.
Enquanto nós ainda nos focamos em comprar sapatos feitos com materiais reciclados, — iniciativa totalmente válida e de aplaudir, atenção — a Nike está um passo mais à frente. Criou um campo de basquetebol e um parque infantil com 20 mil sapatos doados.
Quem tem uns ténis da marca usa-os quase até ter a sola gasta, mas como é óbvio, estes e os de outras marcas não duram para sempre e é preciso criar alternativas. A da Nike aconteceu a propósito da própria iniciativa Move to Zero e é uma forma de aproveitar milhares de sapatos que acabariam no lixo.
O projeto, desenvolvido pela Nike e pelo estúdio Accept & Proceed, na Sibéria, foi instalado em Nova Belgrado, na Sérvia, e além de representar a preocupação da marca para com o planeta, tem um cariz social.
“Foi fascinante criar o design dos diferentes elementos, que não só situam os jogadores, como também influenciam o espírito de comunidade e a energia do Block 70”, afirma Nigel Cottier, designer da Accept & Proceed, de acordo com o site “DesignTaxi“, sobre o novo centro comunitário de Nova Belgrado.
O design funcional e divertido, com as cores da marca, estende-se também às zonas do parque infantil, bancadas, ginásio exterior e até aos caixotes do lixo.
Esta é apenas mais uma ação da iniciativa Move to Zero, que pretende conquistar a “eliminação do desperdício e das emissões de carbono para ajudar proteger o futuro do desporto”.
Para tal, a Nike tem desenvolvido sapatilhas para homem e para mulher, feitas com materiais reciclados desde a sola ao tornozelo. Exemplos disso são os Nike Space Hippie 01 e os Nike Waffle Racer Crater (ambos em promoção).