Chefs on Fire. Neste festival, os restos de comida transformam-se em energia
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
O Festival da Terra está de volta à Lagoa de Pataias nos dias 7, 8 e 9 de junho e, apesar de trazer novidades, os três focos principais mantêm-se: mindfullness, sustentabilidade e comunidade.
São três dias de imersão na natureza. Depois de uma primeira edição em 2023, o Festival da Terra volta este ano — nos dias 7, 8 e 9 de Junho na Lagoa de Pataias, Alcobaça — para dias cheios de palestras, workshops, aulas, exposições interativas, além de bancas expositoras, massagens e terapias, tenda de cinema, entre outras tantas atividades.
“Acreditamos que o Festival da Terra oferece uma oportunidade de destacar um evento exemplar na promoção de um ecossistema natural
A Peggada questionou a organização sobre o que de mais sustentável os visitantes podem encontrar num festival que tem essa palavra como pilar.
Aqui estão algumas das medidas tomadas para que o festival tenha o mínimo de impacto no ambiente:
. Respeito pela Natureza: Por saberem que um evento desta magnitude perturba sempre o normal comportamento das espécies locais, os horários do evento são ajustados de forma a evitar demasiada actividade nocturna (as portas fecham à meia-noite dois dias e à 1h noutro dia). O número de concertos também é limitado, primando por oferecer outro tipo de actividades que não incluam tanto ruído.
. Reabilitação do ecossistema natural da Lagoa de Pataias: Na primeira edição (2023) foi organizada uma acção de limpeza de lixo com a comunidade em toda a zona da Lagoa de Pataias, como forma de sensibilização para o efeito. Nesta segunda edição, essa acção de limpeza irá decorrer ao mesmo tempo que a acção de limpeza da Junta de Freguesia e contará com a participação da equipa de voluntários do Festival da Terra (cerca de 50 pessoas).
. Decoração do espaço: Têm o cuidado de utilizar materiais naturais sempre que possível na decoração do espaço, evitando danificar a fauna e a flora nas montagens de elementos logísticos e utilizam restos de tecidos e outros materiais que angariamos na comunidade para produzir decorações.
. Oferta e incentivo às refeições vegetarianas e veganas: os fornecedores de alimentação do Festival da Terra têm a obrigatoriedade de oferta de opções vegetarianas e veganas nos seus menus.
. Empréstimo de utensílios de cozinha: A região é conhecida por ter uma forte indústria de moldes para plásticos. Aproveitando essa realidade, foi estabelecida uma parceria com uma empresa local que fez uma doação à associação de um grande volume de pratos, talheres e copos de plástico reutilizáveis. Estes items estarão à disposição dos participantes do festival para que possam fazer as suas refeições sem necessidade de utilizar os talheres e utensílios de uso único dos fornecedores de alimentação no recinto.
. Fontes de água: Disponibilizam no recinto do evento fontes de água e incentivam os participantes a trazerem de casa as duas garrafas reutilizáveis e a consumir a água das fontes.
. Separação de resíduos e reciclagem: Em parceria com a Valorsul, contam com contentores de reciclagem no recinto e farão a separação de resíduos. Além disso, fazem também a separação de resíduos orgânicos para compostagem e criação de ninhos sintrópicos na própria Lagoa de Pataias.
. Eco-Evento: Estamos em vias de obtenção do selo de Eco-Evento junto da Valorsul.
Enquanto não chega a edição deste ano, espreitem aqui algumas das imagens do primeiro Festival da Terra. Acompanhem todas as novidaes nas redes sociais do festival.
Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado
O Ponto d’Orvalho é um festival transdisciplinar aberto à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas, e onde a gastronomia
De 31 de julho a 4 de agosto acontece mais uma edição do festival Tradidanças, aquele que põe toda a gente, de todas as idades,
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.