Esta quarta-feira, 19 de maio, foi oficialmente inaugurada a primeira quinta urbana em Lisboa – a Nãm Urban Farm. É lá que vão continuar a ser produzidos os cogumelos que são servidos já em mais de 100 restaurantes.
Natan Jacquemin tinha apenas 21 anos quando veio da Bélgica para Portugal com uma ideia: explorar o mundo da produção sustentável. Ao perceber o desperdício que acontece a cada vez que se tira um café, decidiu que era essa a sua matéria-prima. E é exatamente a partir daí que faz nascer cogumelos, mas uns cogumelos especiais. Tão especiais que já são indispensáveis em pelos menos 100 cozinhas de restaurantes de Lisboa.
De um espaço pequeno no Intendente, a produção estende-se agora até Marvila, onde acaba de ser inaugurada a primeira quinta urbana da cidade — a Nãm Urban Farm.
É lá que atualmente são produzidos uma tonelada de cogumelos a partir de borras de café. Este número vai crescer em julho para quatro toneladas, correspondente a 12 toneladas de borra de café, com o objectivo de dar resposta ao aumento da procura destes cogumelos, que podem agora ser adquiridos também pelo consumidor final.
Este é um projeto da Nãm, feito em parceria com a Delta Cafés. Neste novo espaço em Marvila, é possível não só comprar cogumelos, como tomar café ou até usufruir de uma refeição leve.
A par da comercialização de cogumelos, a Nãm Urban Farm organiza visitas ao espaço como forma de partilhar esta forma de economia circular
O espaço funciona de quarta a sábado das 14h às 19h, na Rua Amorim 11, em Lisboa.
Artigos relacionados