
Danone é processada por negligência do uso de plástico
Grupos ambientalistas acusam a Danone de falhar em reduzir suficientemente o plástico na sua pegada ecológica e negligenciar obrigações relativas a cuidados com o material.
O valor alcançado — que se espera que atinja os 450 milhões de euros anuais — será destinado à limpeza de ruas e parques.
A partir de 2025, as empresas que utilizam plástico de uso único na Alemanha serão obrigadas a pagar uma taxa anual, que terá como destino um fundo central gerido pelo governo. Esta medida contribui para o combate à poluição, ao mesmo tempo que ajuda a aliviar as despesas da recolha de lixo dos municípios.
O valor pago será investido em projetos de limpeza de espaços públicos, como parques e ruas, um custo atualmente suportado pelos alemães. Segundo a ministra do Ambiente, Steffi Lemke, “quem depende de colocar o plástico de utilização única no mercado para os seus negócios deve contribuir para os custos de recolha e limpeza”.
Filtros de cigarro, embalagens para comida de consumo e recipientes para bebidas são alguns artigos afetados pelo projeto lei, que faz parte de um conjunto de técnicas integradas no European Green Deal. Este acordo europeu promove o uso mais sustentável do plástico, através da minimização da sua produção, substituição por alternativas mais sustentáveis, recolha de 90% das garrafas de plástico descartável até 2029 e divulgação de conteúdo informativo relativo aos problemas para a população.
O Ministério do Ambiente alemão estima que, no primeiro ano, as receitas anuais do
fundo possam atingir os 450 milhões de euros. A taxa começará a ser cobrada no 2º
trimestre de 2025, tendo por base a quantidade de produtos de plástico descartável vendidos no ano anterior.
Grupos ambientalistas acusam a Danone de falhar em reduzir suficientemente o plástico na sua pegada ecológica e negligenciar obrigações relativas a cuidados com o material.
És fã da compra a granel e vives ou estás pela zona de Leiria? Reunimos cinco lojas que promovem este conceito de negócio e de
Este projeto tem como missão a promoção de hábitos de consumo mais sustentáveis, sensibilizando os mais pequenos para a redução de embalagens e materiais descartáveis.
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.