
Menos imagens, mais rapidez. Tudo o que precisas de saber sobre sites descarbonizados
Há cada vez mais sites preocupados em diminuir o seu impacto ambiental. Fomos saber como se faz esse processo e que outros hábitos devemos adotar
A ferramenta mostra como a Terra evoluiu desde 1984, depois de uma série de desastres naturais, e fenómenos como a urbanização, desflorestação e alterações climáticas.
O Google Earth Timelapse é uma ferramenta que permite ver quase quatro décadas de mudanças no planeta Terra em vídeo, evidenciando o impacto de diversos fatores, como as alterações climáticas. O mapa interativo 4D é feito a partir de milhões de fotografias de satélite e foi agora atualizado com imagens de 2021 e 2022.
A viagem no tempo mostra-nos como evoluiu visualmente a superfície terrestre com a expansão urbana, os impactos mineiros, os meandros de rios, o crescimento das megacidades, a desflorestação e a expansão agrícola.
Relativamente aos efeitos e maneiras de combater o aquecimento global, é possível visualizar as consequências de sistemas de irrigação emergentes nos desertos do Egito, parques eólicos em alto mar ou instalações solares de grande escala, como em Granada, Espanha.
Em 2021, o Timelapse foi atualizado com 24 milhões de fotografias captadas por satélites entre 1984 a 2020. A biblioteca conta agora com mais de 800 vídeos Timelapse, retratando mais de 300 locais, incluindo a Serra da Estrela. Algumas imagens foram usadas no documentário The Territory (2022), que expõe a devastação da desflorestação na Amazónia e o seu efeito nas comunidades locais.
O Google Earth Timelapse pode, assim, ser usado para compreender melhor o planeta em mudança, numa altura em que as pesquisas sobre alterações climáticas e o meio ambiente continuam a crescer. “O que são as alterações climáticas?”, “Como mitigar as alterações climáticas e criar uma sociedade mais sustentável?”, “Quais as consequências das alterações climáticas?”, “Como prevenir as alterações climáticas?” e “O que provoca as alterações climáticas?” são as perguntas mais pesquisadas por residentes em Portugal. A preocupação ambiental reflete-se num aumento de 150% em pesquisas sobre o tema das alterações climáticas, no mesmo período do ano passado.
A informação está disponível graças ao compromisso com os dados abertos da NASA e do programa Landsat do United States Geological Survey’s (o primeiro e mais antigo programa civil de observação do planeta Terra a nível mundial) e do programa Copernicus da União Europeia, com os seus satélites Sentinel.
Há cada vez mais sites preocupados em diminuir o seu impacto ambiental. Fomos saber como se faz esse processo e que outros hábitos devemos adotar
Nem só de danças virais é feito o Tiktok e há quem esteja a usar a sua plataforma como arma para a acção climática. Sabe
Para ter acesso a esta funcionalidade, a aplicação deve estar atualizada na versão mais recente. E se conseguisses saber a rota mais sustentável e economizar
Este artigo aborda uma ação que promove a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ODS 13 também pretende melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas e redução de impacto.