Os dois primeiros pontos de recolha de copos reutilizáveis em Lisboa estarão em operação na quinta-feira na Praça do Príncipe Real e na sexta-feira na Praça de São Paulo.
Lisboa conta com os dois primeiros pontos de um sistema de copos reutilizáveis, apoiado por um modelo de depósito e devolução que visa combater o desperdício.
Os dois primeiros pontos estarão em operação na quinta-feira na Praça do Príncipe Real e na sexta-feira na Praça de São Paulo e funcionarão em quiosques históricos da cidade.
A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa, a TOMRA Reúse, uma empresa de soluções de economia circular, e a AHRESP — Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Como funciona?
Os pontos de devolução estão instalados no Príncipe Real e na Praça de São Paulo, junto aos quiosques.
Os consumidores recebem as suas bebidas em copos reutilizáveis, mediante o pagamento de um depósito (60 cêntimos) totalmente reembolsado no momento da devolução, bastando encostar o cartão de débito ou o telemóvel no ponto de recolha.
Os copos recolhidos serão higienizados e redistribuídos aos empresários, para que possam ser reutilizados. Aqueles que tiverem danos são encaminhados para a reciclagem.
Prevê-se que o sistema esteja implementado pela cidade em outubro. Nessa altura deverão estar em operação 17 pontos de devolução na Baixa lisboeta.
A Câmara de Lisboa tem ainda como objetivo introduzir o “copo de Lisboa” padronizado para todos os bares e estabelecimentos comerciais que integram este projeto.
Artigos relacionados
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.