Da compostagem durante 21 dias ao vegetarianismo durante 15, janeiro está cheio de desafios. Vamos escolher um para começar o ano em grande?
A contagem já começou, é certo, mas ainda vais muito a tempo de juntar-te a um dos desafios de janeiro por um mundo mais sustentável.
Podes escolher mudar a alimentação, os hábitos em casa ou todos ao mesmo tempo, desde que tenhas motivação. Não faltam incentivos este mês e chegam-te por e-mail aquando da inscrição num desafio online ou por notificação no telemóvel quando te inscreves na nova app portuguesa, a VeggieKit.
Todas as iniciativas surgem numa altura em que o estudo The Green Revolution, da Lantern, publicado em 2021, veio demonstrar que em Portugal mais de 1 milhão de pessoas segue uma alimentação predominantemente vegetal, por isso. Estes desafios vêm ajudar a quem se quer juntar a este número já bastante simpático.
Se estás nesse caminho, ou, na verdade, só queres aprender receitas novas ou até começar a compostar, vieste ao sítio certo.
Mudatuga
Começamos precisamente pela compostagem. A Mudatuga, que começou em Coimbra, chega agora ao resto do país através de um desafio: passar #21diasacompostar, hashtag associada à proposta, com o apoio do projeto.
De 10 a 31 de janeiro, vais receber todas as semanas e-mails com dicas, vais poder participar em aulas via ZOOM sobre a compostagem Bokashi e ainda fazer parte de um grupo de WhatsApp para tirares todas as dúvidas. Ah, e é importante dizer que, caso não tenhas compostor, podes comprá-lo com desconto através deste desafio.
Para começar, só tens de inscrever-te aqui.
Janeiro Sustentável
Janeiro Sustentável. O nome não podia ser mais expícito para um desafio que pretende ajudar-te a dar pequenos passos para um mês — e ano — mais verde.
Na 2.ª edição do desafio foi associado um tema a cada dia da semana, sendo que a segunda-feira é o dia de receber inspiração, à quarta-feira é dia de falar de água e ao domingo de serem lançados novos desafios. Para cada assunto há convidados do mundo da sustentabilidade para debater e dar-te mais conhecimentos sobre isto de ser sustentável — e cujo objetivo é continuar durante todo o ano até novos desafios em 2023.
Acompanha tudo em @janeirosustentavel.
Veganuary
Este é já um clássico. O Veganuary é um movimento internacional que chega todos os anos a muitos portugueses. A repetir ou a experimentar pela primeira vez, vais descobrir neste desafio receitas de celebridades aglomeradas num e-book, dicas de nutrição, informação sobre o vegetarianismo e, o ponto principal, pôr tudo isto em prática durante 31 dias.
Já começaram a contar, mas vais a tempo de inscrever-te para experimentar a ser vegan durante um mês.
E sabes quem é que mais ganha? Os animais e logo a seguir a tua saúde. Segundo o Veganuary, seguir um estilo de vida vegan beneficia em 46% os animais, 22% a tua saúde, 21% o ambiente e 11% pertence a outros fatores.
É possível que seja o maior desafio de todos, dado que o veganismo implica não só uma mudança na alimentação, como nos hábitos do dia a dia, mas aqui tens a vantagem de não estar sozinho: só em 2021 mais de meio milhão de pessoas estiveram juntas neste desafio.
Desafio Vegetariano
O Desafio Vegetariano da organização Aliança Animal é uma espécie de Veganuary, com a diferença de que não é para quem quer começar por uma transição mais suave, apenas para o vegetarianismo.
Contudo, o funcionamento é o mesmo: ao aderir, tens acesso a receitas, apoio de nutricionistas, informações úteis sobre, por exemplo, alternativas de origem vegetal e dicas variadas, como a melhor forma de marinar, segundo a Dona Amélia.
Podes inscrever-te aqui.
VeggieKit
O desafio mais curto lançado em janeiro é da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), mas a ideia é que possas repeti-lo em qualquer altura do ano.
Janeiro é o mês que marca o lançamento da app VeggieKit, que tem receitas, dicas e recomendações todo o ano. Já para quem está a fazer o desafio dos 15 dias veggie, tem ainda direito a apoio de mentores e nutricionistas e tudo ao passo de uns cliques no telemóvel.
E só nestas duas semanas, ao fazeres uma alimentação vegetariana, vais poupar 19.500 litros de água, 31,1 kg de CO2 e a vida de um a dois animais.
Para já, a app VeggieKit só está disponível para telemóveis Android e em breve para iPhone.