No El Corte Inglés, a roupa usada ganha uma nova vida
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Calçado a precisar de arranjo ou roupa rasgada? Em França, há um incentivo financeiro a quem der primazia ao arranjo, em vez de comprar novo.
Todos os cidadãos franceses que reparem peças de roupa antigas serão pagos por isso, anunciou Bérangère Couillard, ministra da ecologia e desenvolvimento sustentável. A iniciativa faz parte de um programa contra o desperdício e de diminuição dos danos ambientais causados pela indústria têxtil.
A partir de Outubro, os cidadãos franceses que aderirem ao movimento podem receber valores que oscilam entre os 6 e os 25 euros pela reparação dos seus produtos, quer sejam eles sapatos, malas ou até pequenos acessórios, como óculos.
Couillard referiu que o movimento é um forte apelo de adesão por parte de empresas de moda, nomeadamente as de luxo, que fazem parte da segunda maior emissora de gases com efeito de estufa.
De acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente, só em Portugal, mais de 230 mil toneladas de roupa foram produzidas e consideradas lixo em 2021, o que equivale a cerca de quatro toneladas por semana.
Esta iniciativa será também uma forma de ajudar sapateiros e costureiros, e apoiar financeiramente organizações que reutilizam e reciclam roupas em segunda mão.
A ministra delegou à Refashion, empresa privada ecológica da indústria têxtil, a função de iniciar o projeto, encorajando as pessoas não só a reparar e reutilizar, mas também a reduzir a quantidade de roupa que compram e a doar aquela que já não usam.
O El Corte Inglés e a To Be Green, spin-off da Universidade do Minho, uniram esforços para, numa parceria inédita, produzirem 300 novos artigos com
Na Califórnia, os produtores de vestuário e de artigos de tecido terão de assumir a responsabilidade por todo o ciclo de vida dos seus artigos,
Apesar de a reciclagem mecânica ser o método mais utilizado, esta não consegue lidar com têxteis multifibra. A nova abordagem promete reciclar eficazmente estes resíduos,
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.