Está de volta a semana que põe Portugal a pensar na forma como encara a indústria têxtil. A Fashion Revolution Week decorre de 19 a 25 de abril, com dias cheios de webinars, conversas, visitas digitais a fábricas e conteúdo interessante tanto para consumidores como para profissionais da área.
“A Fashion Revolution Week, campanha global anual, apela mais uma vez à transformação urgente da Indústria da Moda numa indústria que coloque as pessoas e o planeta à frente dos lucros”, revela em comunicado. Na prática, este projeto quer pôr o público a pensar em quem faz as suas roupas e o porquê de algumas delas terem preços tão baixos.
Durante a semana do evento, todos os dias às 18h30, decorrem webinars que pretendem dotar os consumidores de conhecimento para que saibam distinguir o que é greenwashing e tenham um papel mais ativo e crítico face à indústria da moda.
Este ano, em formato online, a campanha decidiu lançar ainda a iniciativa #OpenFactory, com diretos feitos a partir de dez fábricas e ateliers de diferentes marcas portuguesas para mostrar uma maior transparência na cadeia de abastecimento.
Já no fim de semana de 24 e 25 de abril, entre as 10h30 e as 12h, acontecem os chamados Círculos de Partilha, sessões acessíveis apenas por inscrição e dirigidas tanto a profissionais do sector como aos consumidores.
O evento é gratuito e o programa completo está acessível no site e nas redes sociais do projeto.