Em Portugal, os produtores de tabaco vão pagar pela limpeza de beatas
Em Portugal, à semelhança do que acontece em Espanha, os produtores de tabaco vão começar a pagar a limpeza de beatas nos espaços públicos. Os
A partir deste ano, haverá contentores destinados ao descarte de beatas em todos os eventos públicos de Bratislava, capital da Eslováquia.
A empresa municipal de gestão de resíduos da Bratislava, capital eslovaca, anunciou uma nova iniciativa que passa por recolher e reutilizar as beatas de cigarros descartadas para fazer estradas.
Durante este ano, a empresa Odvoz a Likvidácia Odpadu (OLO) vai colocar contentores especialmente concebidos para as beatas de cigarros em todos os eventos públicos que tenham lugar na Bratislava, juntamente com informação sobre como fazer corretamente o descarte destes resíduos.
Os organizadores de eventos privados também poderão solicitar estes contentores especiais junto da entidade municipal.
Este projeto já foi testado durante os mercados de Natal da cidade, em dezembro passado, disponibilizando contentores para recolher tanto os filtros de cigarros convencionais como aqueles que se encontram nos dispositivos de tabaco aquecido mais modernos, como os vapes.
A OLO ajudará a transformar os resíduos em asfalto para estradas em cooperação com a Câmara Municipal de Bratislava e as empresas SPAK-EKO (dedicada à minimização do impacto ambiental da indústria tabaqueira) e EcoButt (especializada em reciclagem).
O objetivo é transformar os filtros de cigarros usados em fibras especiais que podem depois tornar-se uma mistura para preparar o asfalto a utilizar nos pavimentos de estradas. As autoridades esperam que esta iniciativa contribua para tornar a cidade mais limpa e circular.
“Estamos satisfeitos de poder criar mais um espaço onde os cidadãos de Bratislava podem lidar com [depositar] os resíduos de forma mais responsável”, afirmou, em comunicado, a gestora de economia circular da OLO, Martina Čechová. “Se os visitantes de um festival, uma corrida, um mercado ou qualquer outro evento urbano depositarem as suas beatas num contentor especial, não só vão contribuir para um ambiente mais limpo, mas também para a recuperação deste tipo de resíduos.”
Embora a iniciativa de usar os materiais resultantes da reciclagem de beatas para pavimentar estradas seja pioneira, não é a primeira vez que os filtros são utilizados para fazer estradas no país.
Já existe uma estrada construída pela EcoButt com cigarros deitados fora, localizada em Žiar nad Hronom, no centro do país, sendo alegadamente a primeira estrada do seu género a nível mundial.
“A primeira estrada feita a partir de beatas de cigarros recicladas foi construída em Žiar nad Hronom e é única no mundo. Vamos poder continuar essa tendência de construir estradas a partir de resíduos graças à cooperação dos residentes que vão usar estes contentores especiais para beatas de cigarros”, referiu, em comunicado, Hugo Repáň, responsável da EcoButt.
Estima-se que apenas um terço das beatas de cigarros fumados diariamente em todo o mundo vão parar a um caixote do lixo ou a um ecoponto, o que resulta num custo anual de 23,5 mil milhões de euros.
Em Portugal, à semelhança do que acontece em Espanha, os produtores de tabaco vão começar a pagar a limpeza de beatas nos espaços públicos. Os
O objetivo é apanhar 1 milhão de beatas durante a Semana da Terra, entre os dias 15 e 23 de abril. Fazer a “Maior Limpeza
Sabemos que, tal como nós, existem centenas de outros projetos a querer fazer mais pelo planeta. Fomos ter com eles para saber mais sobre o
Este artigo aborda uma ação que promove a mudança para cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, ajudando na redução do impacto ambiental adverso das cidades.
Para estar a par de tudo o que acontece na área da sustentabilidade, consumo responsável e impacto social.