O site ENERGÉTICO disponibiliza informação, simuladores sobre consumo e custos, dicas de poupança de energia e uma ferramenta para orientar técnicos de atendimento social no aconselhamento a famílias de baixo rendimento.
“ENERGÉTICO” é o novo portal que reúne os principais atores do setor da energia — que operam na sua produção, transporte, comercialização e distribuição — em torno de um objetivo comum: sensibilizar os portugueses para a mudança de hábitos para uma utilização mais eficiente da energia e combate à pobreza energética.
No site encontras informação atualizada, simuladores sobre consumos e custos, perguntas frequentes e respostas sobre o consumo de energia, notícias e artigos de opinião, assim como dicas para poupar energia. A iniciativa inclui ainda uma grande campanha de comunicação multicanal, a ampla divulgação de conteúdos nas redes sociais, iniciativas em escolas e universidades e a formação de técnicos de atendimento social.
Através de uma ferramenta oferecida no portal, esta formação permite apoiar e orientar os técnicos de ação social no atendimento a famílias com baixos rendimentos, de forma a aconselhá-las relativamente às ofertas no mercado mais adequadas à sua situação, quer em termos de consumo, quer em termos de potência contratada.
O projeto foi lançado a 29 de maio, no Dia Mundial da Energia, pela ENTRAJUDA, um projeto na área da solidariedade social que tem vindo a propor projetos de promoção da literacia e combate à pobreza energética. A iniciativa pretende ser um pacto com impacto tanto ambiental como social.
“A lógica da eficiência e eficácia deve estender-se a todos os setores do nosso país, incluindo o setor energético. Num país em que se estima que o desperdício de energia é superior a 50% e em que entre 1,8 a três milhões de portugueses estão em situação de pobreza energética, o ENERGÉTICO pretende alertar consciências e mudar os comportamentos da população, ao congregar e unir os atores deste setor para uma causa comum que é maior do que cada um de nós. Só com o compromisso de toda a sociedade conseguiremos gerar as mudanças indispensáveis a um bem que não se vê, mas que é indispensável para a nossa vida diária”, destaca Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, em comunicado.
O ENERGÉTICO conta com o apoio institucional da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e parcerias com as empresas e associações do setor que se queiram associar, estando já confirmados como fundadores a ADENE – Agência para a Energia, a EDP, a FLOENE, a Fundação GALP e a REN.
Podia ter entrado em Meteorologia e Oceanografia, mas acabou por estudar Comunicação. E ainda bem, porque se não acertam nas previsões, não era ela que iria mudar isso. Começou por procurar ideias e projetos sustentáveis para a universidade e desde aí, nunca mais parou (quem é que para realmente?). Adora ver séries, mas vê poucas porque é uma pessoa difícil. Já para abraçar novos hábitos e desafios mais “verdes”, não precisa de muito para a convencer.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)