O Pingo Doce disponibiliza uma colecção de receitas desperdício zero no seu site. São quase 200 receitas para te ajudar a que nada vá para o lixo.
Molho de tomate seco, pesto de rama de cenoura, pickles de casca de melancia. Vale tudo menos deitar comida fora.
Para assinalar o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que se assinala a 29 de setembro, o Pingo Doce passa agora a disponibilizar uma colecção de receitas desperdício zero no seu site. No total, são cerca de 180 receitas que pretendem ajudar as famílias portuguesas a reduzirem o desperdício alimentar nas suas casas, poupando recursos e o ambiente.
Esta novidade surge depois de, no ano passado, terem lançado o livro ‘Desperdício Zero À Mesa com o Pingo Doce’.
O bolo de cascas de banana, as chips de cascas de cenoura e a água de kiwi, maçã, limão e laranja, são alguns exemplos do aproveitamento de partes dos legumes e fruta que normalmente são descartados. Já o frango com legumes à Brás e os legumes salteados com massa e queijo feta são dois exemplos de receitas que reaproveitam sobras de refeições anteriores.
A disponibilização destas receitas junta-se ao conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo Pingo Doce para combater o desperdício alimentar que, só em 2020, evitaram que cerca de 11.700 toneladas de alimentos fossem desperdiçados.
Conscientes que 1/3 dos alimentos em todo o mundo acaba desperdiçado, o Pingo Doce tem vindo a fazer um esforço para aproveitar tudo o que, de outra forma, acabaria no lixo.
O retalhista doa a instituições os alimentos que estão aptos para consumo mas não para venda. Em 2020, o Pingo Doce doou géneros alimentares equivalentes a cerca de 5.800 toneladas, apoiando actualmente, numa base regular, mais de 350 instituições de solidariedade social.
Os legumes considerados “feios” que costumavam ser deixados nos campos de cultivo pelos produtores devido à dificuldade de escoamento são comprados pelo Pingo Doce e incorporados nas sopas feitas nas cozinhas centrais, ou transformados em legumes prontos a utilizar, a chamada “4ª gama” (ex. saladas, legumes pré-cortados, etc). Só em 2020, o Pingo Doce utilizou mais de 3.550 toneladas de legumes não calibrados em sopas e produtos de 4.ª gama.
Além disso, como é prática comum em quase todos os supermercados agra, também o Pingo Doce disponibiliza a um preço reduzido os produtos próximos do fim da validade.