Vem aí mais uma edição do Chefs on Fire, um dos mais importantes festivais gastronómicos do país. Às ações de sustentabilidade que já tinham começado nas edições anteriores, junta-se mais uma: a campanha de recolha de biorresíduos.
O Chefs on Fire é uma festa, daquelas de ir com apetite e, sobretudo, espírito de quem quer experimentar o desconhecido.
O mote é o fogo e é com ele que os chefs presentes trabalham para apresentarem ao público os seus pratos. É um festival gastronómico, sem dúvida, mas é um evento com um forte cunho cultural — não esquecer os concertos que acompanham as refeições ao longo dos três dias — e também de impacto, social e ambiental.
A sustentabilidade sempre foi um dos focos do festival e, no ano passado, tal como a Peggada escreveu, não havia plástico a circular, com todos os talheres e pratos compostáveis. Além disso, as sobras de comida serão aproveitadas para os restaurantes de cada chef e também pela Refood.
Este ano, uma novidade: o stand Cascais promoverá a Campanha dos Biorresíduos da Ambiente Cascais, com o objetivo de sensibilizar o público para a separação dos restos de comida.
A campanha demonstrará como os resíduos podem ser transformados em energia e composto, evidenciando a simplicidade de os depositar em sacos verdes e encaminhá-los para os contentores apropriados, sem alterar as rotinas diárias.
Recorde-se que a recolha de biorresíduos em Cascais, só no primeiro trimestre deste ano, já chegou já a cerca de 90% da população.
Além disso, os Chefs participantes terão a oportunidade de aderir à iniciativa, utilizando o Kit de Biorresíduos, incentivando práticas sustentáveis nas suas criações culinárias.
Outro destaque será a experiência sensorial e gastronómica organizada pelo Cascais FoodLab na Quinta do Pisão, intitulada “RAIZ – Uma Paisagem que se Come”, criada especialmente para um grupo de jornalistas internacionais, unindo a gastronomia à natureza local. Os visitantes que desejarem levar uma lembrança de Cascais poderão visitar o stand do Turismo de Cascais, onde estarão disponíveis produtos exclusivos.
No total, são 27 chefs nacionais, aos quais se juntam três chefs convidados dos países em destaque: no dia 20, chef Ana Ortiz representando a gastronomia do Equador; dia 21, chef Louise Bourrat em representação de França; e no dia 22 domingo, o chef angolano Helt Araújo.
Além deste grupo, que irá cozinhar com fogo, a fazer jus ao conceito do evento, juntam-se ainda 12 Bites, que entre doces e salgados, dão a conhecer outras propostas. Vão estar presentes A Queijaria; Boca Linda; Damn Pastry; Isco Pão e Vinho; Izakaya; Kau; Lupita; Ofício; Pepita; Street; Trifana e Único Gelado e Café).
À comida junta-se a música, com concertos de Ganso, iolanda, Tatanka & Miguel Araújo, RiotB2B Pedro da Linha, Manga Limão, Janeiro, HMB, Capitão Fausto, Bárbara Tinoco, entre outros.
O Chefs on Fire acontece na Fiartil, nos dias 20, 21 e 22 de setembro e os bilhetes estão à venda no site oficial.
Marta Cerqueira é minhota e vegetariana. A sorte é que vive em Lisboa, onde há mais tofu do que sarrabulho. É jornalista há mais de 15 anos, os últimos dos quais a escrever sobre comida e sustentabilidade. Agora, já fora das redações, continua a escrever sempre que pode, seja em revistas, diários, post its, ou na sua página de Instagram, que usa para partilhar uma vida que se divide entre ser mãe-pessoa-foodie-viajante. Ainda assim, criou a Peggada para poder escrever sobre o que não cabe numa revista, num diário, num post it ou no Instagram: um mundo melhor.
Artigos relacionados
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 🍃
Este artigo promove uma ação que incentiva à diminuição de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
➡️ Para descobrir mais negócios que estão alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Produção e Consumo Sustentáveis” clica aqui.
➡️ Para ver notícias, dicas e entrevistas sobre este tópico, clica aqui
➡️ Queres saber mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? Clica aqui
Esta publicação também está disponível em: English (Inglês)